Guilherme Coelho defende que pernambucanos da seca merecem Canal do Sertão por completo

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemO vice-prefeito de Petrolina, Guilherme Coelho (PSDB), têm feito duras críticas às políticas econômicas e projetos estruturantes destinados à região do Nordeste Brasileiro. No último final de semana, durante a realização de um seminário sobre a seca ocorrido em Ouricuri, cidade do Sertão Pernambucano, Guilherme afirmou que há poucas obras adequadas e condizentes com a realidade da população que vive nas áreas de sequeiro.

No evento, que reuniu personalidades políticas como o senador Jarbas Vasconcelos e o Deputado Federal Raul Henry, o vice prefeito defendeu juros zero para produtores das regiões do semiárido. Guilherme afirma que há muitos agricultores sertanejos trabalhando em condições de extrema seca, no meio da caatinga, com plantios de milho ou feijão que muitas vezes não vingam. Muitos trabalham o dia todo apenas para dar comida a seus bichos. Por isso é uma injustiça cobrar desses os mesmos juros cobrados em negociações com produtores do sul e sudeste do país, por exemplo.

No entanto, a mais enfática das críticas do vice-prefeito se dá sobre o projeto de irrigação chamado Canal do Sertão. Idealizado inicialmente para levar água para irrigação a mais de uma dúzia de municípios pernambucanos, o projeto passa hoje por reestruturações que vão acabar privando muitas cidades de receber o benefício.

O projeto Canal do Sertão, tão sonhado pelo sempre deputado Osvaldo Coelho, pai de Guilherme, deve ser implantado do por completo, defende o vice-prefeito. “Nós já recebemos muita coisa de pedaços, de migalhas. Não queremos mais. Queremos o Canal do Sertão para todos”.

Para Guilherme é inaceitável que cidades do semiárido tão próximas possuam realidades muito distintas quando se trata de irrigação. “Eu não me contento de, lá em Petrolina, ter irrigação aos nossos olhos, onde quer que eu ande eu vejo o verde, as pessoas prosperando, e, quando eu pego o carro, ando duzentos quilômetros e não vejo mais irrigação”, argumenta.

Ascom

Blog do Banana

Related Posts

1 comentário

Rafael 16 de abril de 2013 - 9:36

Bravo guilherme! assim como o pai defendendo o povo sertanejo! O governo simplismente ignora, os que estão sofrendo com a seca! Preferem construir estádios luxuosos de futebol ao invés de construir canais de irrigação para aliviar a seca! Que vergonha Brasil! Que vergonha!

Responder

Deixe um comentário