HDM/IMIP comemora Dia internacional da Mulher com atividades temáticas voltadas para previdência social e violência contra mulher

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemNa manhã de ontem (08), usuárias do hospital Dom Malan/IMIP comemoraram o Dia Internacional da Mulher de uma forma diferente. Uma equipe do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que faz parte do Programa de Educação Previdenciária (PEP) visitou os setores e conversou com as pacientes sobre os diversos benefícios da previdência social. A atividade foi promovida pelo Serviço Social do HDM em parceria com o INSS.

Para o coordenador do PEP, José Orlando Macedo Matos, o Programa de Educação Previdenciária tem o objetivo de levar essas importantes informações para a sociedade através de palestras, indo até hospitais, igrejas e outras instituições. “Muitos segurados não tem acesso a benefícios porque não sabem os deveres que tem que cumprir ou que tenham direito a eles. Então, neste dia especial, decidimos fazer uma ação em parceria com o Hospital Dom Malan trazendo informações para as mulheres que estavam aqui internadas e seus acompanhantes”, relata.

Para a agricultora, interna no HDM, a senhora Maria das Graças Furtado Santos, a iniciativa foi boa por que permitiu a todos tirar diversas dúvidas a respeito de benefícios disponibilizados pela previdência social. “Foi muito bom a gente ficar sabendo disso. É melhor agente conversar com quem sabe por que ficamos muito mais informadas. Agradeço muito esses ensinamentos. Assim, podemos também informar para outras pessoas. Achei muito bom, gostei”, comenta a agricultora.

Já segundo a assistente social do HDM, Renata Cavalcanti Ferreira, a ação foi muito importante por que estreitou os laços entre a instituição de saúde com a sociedade valorizando a cidadania no auxilio aos usuários a entenderem e exercerem plenamente seus direitos. “Isso vai muito além do ato de informar, promove, também, a inclusão das trabalhadoras no sistema previdenciário aumentando a sua autonomia e reduzindo a informalidade. A avaliação foi muito boa pois foi possível contemplar muitas usuárias”, enfatiza a assistente social.

Programação

A programação de comemoração do Dia Internacional da Mulher do Hospital Dom Malan/IMIP começou, na quinta-feira (07), com a realização do Seminário de Violência Contra a Mulher, transmitido por teleconferência, do serviço social do IMIP/Recife (PE) para o Hospital Dom Malan em Petrolina (PE).

Desta ação, o seminário, além dos funcionários do HDM, também participaram representantes do Centro de Referência Especializado da Assistência Social – Regional e Sertão do São Francisco (Creas) e da Central de Apoio e Acompanhamento às Penas e Medidas Alternativas (Ceapa) de Petrolina (PE).

ASSESSORIA DE IMPRENSA HOSPITAL DOM MALAN

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário