HU-Univasf promove ação no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

O Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) aderiu à campanha do Ministério da Saúde e promoveu uma ação na manhã de ontem, dia 26 de abril, Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. O objetivo foi alertar para a necessidade de uma dieta mais equilibrada para evitar doenças, em especial a hipertensão.

A atividade foi organizada pela Unidade de Nutrição Clínica do hospital em parceria com os estudantes de nutrição da Universidade de Pernambuco (UPE). Foram oferecidos serviços como, aferição de pressão e orientação nutricional aos profissionais, acompanhantes e pacientes do HU-Univasf. Também foi exposto um painel com informações quantitativas de açúcar, óleo e sal de diversos alimentos industrializados.

Os estudantes da UPE produziram um vídeo educativo sobre o consumo do sódio, componente necessário ao organismo, mas que consumido em excesso pode provocar alterações na pressão arterial. A substituição do sal de cozinha pelo sal de ervas foi apresentada como opção mais saudável, já que contém menos sódio.

O sal de ervas não altera o sabor dos alimentos e seu preparo é simples e pode ser feito em casa. Os ingredientes são: uma colher de sopa de alecrim desidratado, de salsinha desidratada, de manjericão desidratado, de orégano desidratado, mais ½ xícara (chá) de sal light (ou outro tipo de sal da sua preferência). Todos os ingredientes devem ser batidos no liquidificador e depois devem ser conservados em um recipiente de vidro com tampa.

Hipertensão Arterial

Hipertensão, usualmente chamada de pressão alta, é uma doença comum que acomete uma em cada quatro pessoas adultas. Ela está relacionada com a força que o sangue faz contra as paredes das artérias para conseguir circular por todo o corpo. O estreitamento das artérias aumenta a necessidade de o coração bombear com mais força para impulsionar o sangue e recebê-lo de volta. Como consequência, a hipertensão dilata o coração e danifica as artérias.

Na maioria dos casos a hipertensão não apresenta sintomas, mas podem ocorrer: dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, visão turva. Com tratamento médico adequado a hipertensão pode ser controlada.

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário