Idosos estão na mira das franquias; veja redes que já apostam neles

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

A crescente demanda por produtos e serviços voltados para a terceira idade pode significar oportunidades de negócio em diversos setores. As franquias já começam a se preparar para aproveitar essa onda.

Já surgem, por exemplo, redes de cuidadores de idosos, serviço apontado como uma das tendências para os próximos anos. E setores de hotelaria e turismo, saúde, beleza, alimentação e educação já notam aumento da demanda do público acima de 60 anos.

“É possível notar um aumento na procura por pacotes turísticos personalizados para a melhor idade. É um público que está viajando mais”, afirma a vice-presidente da ABF (Associação Brasileira de Franchising), Cristina Franco.

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), a média de idade da população brasileira deve aumentar. Atualmente, cerca de 19,2 milhões de brasileiros têm 60 anos ou mais, o que representa 9,9% da população do país. Em 2020, este número subirá para 13,6% e, até 2050, serão 64 milhões de pessoas nesta faixa etária, totalizando 29,7% da população nacional.

Adaptação de produtos ao público é forma de aproveitar a demanda

Segundo André Friedheim, diretor da Francap, consultoria especializada em franquias, ainda não é possível uma rede franqueadora sobreviver com 100% dos seus produtos ou serviços voltados para a terceira idade. Neste caso, uma solução é adaptar o que já existe para atender a esta faixa etária. “É preciso conhecer este público, saber quais são suas necessidades e desejos. Se o retorno for positivo, pode-se pensar em algo maior”, diz.

Para Friedheim, parte da população acima de 60 anos atual não dispõe de muito recurso para pagar pelos novos serviços. Porém, esta realidade deve mudar em um prazo de até cinco anos. “A terceira idade, no Brasil, ainda não tem condições de gastar com serviços especializados. Isso pode mudar em uma nova geração, que já terá um pouco mais de dinheiro sobrando”, afirma.

Fonte: UOL.com

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário