Igreja Católica lança nesta quarta-feira Campanha da Fraternidade 2012

Será lançada nesta quarta-feira, 22, a 49ª edição da Campanha da Fraternidade (CF). A Campanha destaca a saúde pública. Com o tema “Fraternidade e Saúde Pública”, e o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra” (cf. Eclo 38,8), a Igreja Católica pretende fazer uma reflexão sobre o o cenário da saúde no Brasil.

A saúde pública será o foco das discussões. A Igreja considera que a saúde é “dom de Deus” que precisa ser preservado e conquistado. A Campanha vai focar nas estruturas insuficientes dos hospitais e dos postos de saúde em todo o Brasil.

A Campanha da Fraternidade, é realizada todos os anos e seu principal objetivo é despertar a solidariedade das pessoas em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos e apontando soluções. A CF de 2012 tentará refletir o cenário da saúde no Brasil, conscientizando o Governo da precarização de condições dos hospitais e mobilizando a sociedade civil para reivindicar melhorias.

A CF sempre é lançada no primeiro dia da Quaresma.

A primeira Campanha da Fraternidade foi idealizada no dia 26 de dezembro de 1963, sob influencia do espírito do Concílio Vaticano II. Ao longo da história, as Campanhas abordaram questões do compromisso cristão na sociedade. Em alguns casos, as questões discutidas geraram o surgimento de Pastorais ou outros serviços dentro Igreja.

Entre os temas sociais já abordados pelas Campanhas da Fraternidade estão: Fome (1985), Problema fundiário (1986), tratamento do poder público para com o menor (1987, questão do gênero, chamando a atenção para a igualdade do homem e da mulher (1990), Desemprego (1999), Drogas e suas as consequências na vida das pessoas (2001) e Defesa da vida (2008).

Fonte : Petrolina1

Blog do Banana

Deixe seu comentário