III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência encerra com proposta para melhor a vida da comunidade

Com grande participação da comunidade de Petrolina, foi encerrada na tarde de ontem (27), a III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Petrolina. O evento, que teve a finalidade de discutir os direitos e elaborar propostas que visam melhorar a vida das pessoas com deficiências, encerrou com a realização de eixos temáticos onde foram criadas propostas que comporão documento a ser analisado nas Conferências Estadual e Federal.

A Conferência realizada pela Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria Municipal de Acessibilidade e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Petrolina (COMUD), ocorreu durante dois dias no auditório do Sest/Senat. O tema do encontro abordou a temática “Um olhar através da convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência da ONU”. Além das palestras, apresentações, debates e escolha de 18 delegados que representarão o município na Conferência Estadual que acontecerá no mês de julho, em Recife.

Dentro da meta, também foram envolvidas além das pessoas com deficiências do município, profissionais das mais diversas áreas e setores, que buscaram no encontro mais uma forma de atualização e contribuição para melhoria da qualidade de vida. Para a educadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Aldenize Maria Gomes, o evento com boa organização levantou assuntos inerentes e fundamentais para tornar possível a valorização e erradicação do preconceito para com pessoas com deficiências. “Estamos conquistando mais informações e conhecimentos, o que vai nos ajudar enquanto profissionais que lidam diariamente com o grupo. É preciso, de fato, pensar e realizar a inclusão cessando de uma vez os preconceitos”, afirmou.

A programação foi encerrada com as propostas elaboradas pelos quatro Eixos Temáticos que envolveram assuntos como ‘Educação, esporte, trabalho e reabilitação profissional’; ‘Acessibilidade, comunicação, transporte e moradia’; ‘Saúde, prevenção, reabilitação, órteses e próteses’ e ‘Segurança, acesso à justiça, padrão de vida e proteção social adequada’. Em seguida, também foram eleitos os delegados que deverão participar da Conferência Estadual e levar as propostas do município.

Com o Eixo ‘Segurança, acesso à justiça, padrão de vida e proteção social adequada’, coordenado pelo secretário de Segurança Cidadã do município, Cel. Daniel Ferreira, assim como nos demais eixos temáticos, foram sugeridas ações de políticas públicas em todos os poderes da União com o objetivo de oferecer segurança às pessoas com deficiência. “A Prefeitura de Petrolina, orientada pelo prefeito Julio Lossio, vem desenvolvendo ações que visam o cuidado com as pessoas e cuidar das pessoas implica, em todas as esferas, criar espaços, mobilizar, pensar em ações que efetivamente tornem a vida das comunidades melhor. A Conferência foi mais um desses ambientes, onde juntos contribuímos com propostas que após analisadas e sendo levadas a esferas nacionais podem contribuir com a vida de muitas pessoas e isso é muito importante”, concluiu.

Blog do Banana.

Deixe seu comentário