Ilha do Massangano comemora festa de Santo Antônio e pavimentação na comunidade

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

A festa realizada ontem (13), demonstrou a fé e devoção Santo Antônio, padroeiro da Ilha do Massangano, em Petrolina. A festa faz parte da programação do São João do Vale. No festejo, apresentaram-se diversos grupos culturais, sendo o Samba de Véio a atração principal. A festa popular religiosa em homenagem ao santo casamenteiro teve também forró, quermesse, procissões e batizados.

Terezinha Caldas tem 59 anos e mora na ilha desde 1969. Ela relata que a cultura da comunidade tem sido muito valorizada nos últimos anos. “A ilha tem muita cultura e ela é valorizada pela comunidade, pelos turistas e pelo nosso prefeito. Recebemos muito apoio da prefeitura e da vereadora Raimunda. Estou muito feliz com a festa de hoje. Ela está muito bonita”, afirmou.

Para Aparecida Lopes, coordenadora da Escola Santo Antônio há mais de 8 anos, educação e cultura caminham juntas no crescimento da ilha. “Hoje, escola e comunidade são um só, a gente resolve tudo junto. A gente ensina na escola que a ilha é cultura e que o Samba de Véio é para crianças, adultos e idosos. Assim, a nossa cultura é muito valorizada”, declarou.

A vereadora Raimundo Sol Posto (DEM), uma das organizadoras do evento, lembrou o pedido de uma ex-integrante do samba de veio, falecida há 3 dias, de que não deixasse que as tradições culturais da ilha acabassem. “Darcilene disse que o samba não pode morrer. Ela se foi, mas o samba de veio vai continuar”, frisou.

O prefeito Julio Lossio afirmou que a festa de Santo Antônio deve ser valorizada pela riqueza cultural que possui. “Há muitos anos que a festa de Santo Antônio acontece na ilha. É um momento muito bonito e importante de demonstração de fé e devoção. Estamos trabalhando em busca de novos atrativos para os turistas e para o bem estar da população local, valorizando esta e outras manifestações culturais”, salientou.

Além da festa de Santo Antônio, recentemente, a prefeitura pavimentou a subida que vai do ponto de apoio da barca até a igreja. “Era um desejo antigo de Guilherme Coelho (ex-prefeito). Graças a Deus e ao nosso prefeito Julio Lossio, conseguimos nossa pavimentação. Quando chovia era muita lama. Agora, estamos muito felizes, realizamos nosso sonho! Ele (Julio Lossio) calçou e colocou iluminação em nossa ilha. Ele e Raimunda vieram pra somar a nossa ilha”, afirmou dona Terezinha.

A Ilha do Massangano, atualmente, é dotada de uma razoável infraestrutura urbana, com energia elétrica, água encanada, escola, posto de saúde, igreja, bares e artesanato local.

Texto: Gabriela Canário

Foto: Marcizo Ventura

Blog do Banana

 

 

Related Posts

Deixe um comentário