Intervenção educativa na Ilha do Rodeadouro atinge mais de 300 pessoas

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

O sábado ensolarado na Ilha do Rodeadouro atraiu, além de banhistas, os membros da Escola de Redutores de Danos de Petrolina. O grupo montou acampamento na ilha, das 10h às 14 horas, e realizou atividades educativas no intuito de colaborar para a redução dos danos causados pelo comportamento sexual, o uso abusivo de álcool, cigarro e outras drogas. A equipe distribuiu material informativo e preservativos, verificou a pressão arterial, além de oferecer informações sobre os serviços de saúde disponibilizados gratuitamente no município.

De acordo com os redutores, o balneário constitui-se como um local de grande consumo de álcool e outras drogas, o que aumenta o risco de acidentes de trânsito, a prática de relações sexuais sem proteção e a ocorrência de situações de violência interpessoal. “Em função desses fatores, a intervenção acontece como uma ação de prevenção a comportamentos de risco relacionados ao consumo de álcool e outras drogas”, explicou a agente comunitária de saúde, Valdívia Rodrigues.

A Escola de Redução de Danos é um projeto da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina, aprovado pelo Ministério da Saúde. Todos os redutores passaram por um período de capacitação, antes de iniciar as atividades práticas nas ruas do município. Inicialmente, o grupo vem realizando a identificação dos pontos de uso de drogas e prostituição e sensibilizando os usuários, o que é parte da estratégia de redução de danos. A Escola conta com 18 redutores, que divididos em cinco grupos, atuam em vários pontos do município.

ASCOM/PMP

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário