Investimento em transporte público chegará a R$ 15 bi

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Durante o lançamento do edital de licitação para as empresas que operam o transporte púbico da Região Metropolitana do Recife (RMR), na tarde desta quarta-feira (16), o governador Eduardo Campos (PSB) anunciou um investimento de R$ 15 bilhões no setor. De acordo com informações do gestor, até 2014, o Grande Recife contará com 25 terminais integrados de passageiros, incluindo os que contarão com o modal BRT (Bus Rapid Transit). Ao todo, serão implantados 92 quilômetros de corredores viários.

Conforme o edital, as empresas vencedoras terão 15 anos de operação das 391 linhas existentes – totalizando três mil veículos -, podendo renovar por mais cinco anos, após o término do primeiro contrato. As licitações serão realizadas por lotes e as consorciadas só poderão atender mais que 20% dos trechos, não podendo acumular lotes distintos.

Assim como estabeleceu em diversas áreas, o Governo do Estado vai implantar um sistema de avaliação dos indicadores do transporte públicos. Os dados serão aferidos semestral para medir a qualidade operacional. Dependendo do desempenho das empresas ou consórcios, os contratos poderão não serem renovados ou até mesmo cancelados. Até junho de 2014, o Estado espera que os 1.463 ônibus do Sistema Estrutural Integrado (SEI) sejam climatizados. Os demais que compõem o sistema viário terão até sete anos para se adaptar.

Com o objetivo de baratear o preço das passagens que serão cobradas pelo novo sistema de transporte público da RMR, o Governo do Estado abrirá mão da cobrança do ICMS e os municípios de Recife e Olinda farão o mesmo com o ISS.

Fonte: Folha de Pernambuco

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário