IPVA: Primeira parcela para veículos com placas terminadas em 1, 2, 3 e 4 vence nesta segunda-feira

Os proprietários de automóveis em Pernambuco devem ficar atentos ao calendário de licenciamento 2011. O pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) começou ontem,  3 de março para os carros de placas com final 1, 2, 3 e 4 ou para quem optar pelo recolhimento em cota única, com desconto de 5%. Quem não recebeu o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) até o último domingo (20) pode emitir o boleto no site do DETRAN-PE (www.detran.pe.gov.br).

Este ano, o IPVA terá uma redução média de 5,6%, o que constitui o segundo ano de queda no valor do imposto. A justificativa é o menor preço dos veículos usados, conseqüência da redução do Imposto sobre Produtos Usados (IPI) oferecida pelo Governo Federal e do fato de, praticamente, não ter havido aumento no preço dos automóveis novos.

Para os automóveis com até 15 anos, o cálculo do imposto é realizado sobre o valor de mercado. A taxa é de 2,5% para carros, 2% para motos e 1% para ônibus e caminhões. No caso dos veículos com mais de 15 anos, o valor é fixo: R$ 30,16 para motos e R$ 50,26 para os demais.

Fonte: DETRAN PERNAMBUCO

Blog do Banana

Deixe seu comentário