ITERPE realiza reuniões para discutir regularização de terras

Os municípios de Santa Cruz e Santa Filomena, ambos no Sertão do Araripe, receberam esta semana a visita do presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (ITERPE), Getúlio Gondim, para a realização de reuniões sobre regularização fundiária. Na cidade de Santa Cruz a reunião aconteceu no Colégio Paroquial e em Santa Filomena na Câmara Municipal de Vereadores. Agricultores, representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, ONGs, das prefeituras e igrejas, participaram dos encontros.

Conforme o ITERPE, o objetivo das reuniões foi preparar os municípios para as audiências públicas que serão promovidas sobre o processo de regularização fundiária que será feito nas duas localidades, como também em Trindade, Granito, Moreilândia, Ipubi, Bodocó e Exu.  As audiências devem ser realizadas ainda este mês.

Para Getúlio Gondim as reuniões prévias são importantes porque preparam os agricultores. “Estamos informando a sociedade da importância da regularização fundiária e os agricultores sobre os documentos que serão necessários para que eles possam ser beneficiados”, frisa.

Com a regularização fundiária nos oito municípios do Sertão do Araripe serão investidos R$ 2,5 milhões, beneficiando 2.600 famílias. A ação é resultado de um convênio firmado entre o ITERPE e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, que visa à universalização do acesso à regularização fundiária em todo o Sertão do Araripe até 2014.

Da redação do Blog Alvinho Patriota por Chico Gomes

Deixe seu comentário