Jerônimo viaja para a COP28 e apresenta a Bahia na produção de energia limpa

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Na madrugada desta quarta-feira (29), o governador Jerônimo Rodrigues embarcou para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, onde participará, ao lado do presidente Lula e do ministro da Casa Civil, Rui Costa, da 28ª Conferência de Mudanças Climáticas da Organização (COP28) das Nações Unidas (ONU). O encontro reúne mais de 200 países e tem o objetivo de avaliar o cumprimento do Acordo de Paris, que estabelece metas de redução das emissões de gases do efeito estufa na atmosfera. Também será um momento para apresentação de novas tecnologias de produção de energia limpa, as que não causam aquecimento global.

Destaque no ranking nacional da produção energética nas fontes eólica e solar, a Bahia vive um momento de grandes e novas projeções, com o maior potencial para a geração de energia limpa do mundo. O desempenho do estado será apresentado pelo governador, durante a COP28, assim como as ações realizadas ao longo deste ano e o planejamento que traça novos caminhos.

“Seguimos para mais uma missão internacional com o objetivo de fortalecer o potencial da Bahia na agenda de transição energética mundial. É um trabalho que está dentro do programa Bahia + Verde e que apresenta para os investidores todas as informações necessárias para que venham investir em energia limpa na Bahia. A expectativa é de que possamos ampliar ainda mais esse horizonte no estado, que já registra ótimo desempenho na geração de energias renováveis”, explicou Jerônimo.

Lançado em junho de 2023, o Bahia + Verde é o maior programa de transição energética, econômica e social do Brasil. Fazem parte do escopo 25 projetos que contemplam compromissos prioritários de proteção e conservação da sociobiodiversidade para impulsionar a Bahia no alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) para o atendimento da Agenda 2030. Em busca de novas vertentes no segmento, e diante da importância da produção de energia limpa para a economia mundial, o Estado da Bahia firmou parceria com a Acelen (do Fundo Mubadala), este ano, para a produção de diesel verde no estado, com previsão de implantação do projeto a partir de 2024.

Também será apresentado pelo governador, em Dubai, o Atlas do Hidrogênio Verde – H²V. Trata-se de um mapa detalhado produzido pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), com informações sobre o potencial para a produção de H²V na Bahia.

Considerado como uma nova fronteira da energia limpa, o hidrogênio verde é produzido a partir de água e energia elétrica de fontes renováveis. É um combustível que tem alto poder energético e não emite gases na atmosfera, sendo apontado como uma das principais alternativas ao petróleo e seus derivados, que emitem CO² em larga escala.

A COP28 será realizada de 30 de novembro a 12 de dezembro. Com participação prevista para até o dia 3 de dezembro, o governador Jerônimo Rodrigues ainda fará parte de fóruns e reuniões de trabalho com empresários e líderes políticos para debater o financiamento da transição energética e investimentos na Bahia. A comitiva do Governo do Estado na COP conta com a presença dos secretários de Desenvolvimento Econômico (SDE), Angelo Almeida; do Meio Ambiente (Sema), Eduardo Sodré; e do superintendente de Atração de Investimentos da SDE, Paulo Guimarães.

Com informações de Daniel Senna/GOVBA

Related Posts