Joaquim da Compesa recebe homenagens de vários segmentos de Petrolina. Militante do PT faleceu vítima de complicações da Covid

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Após quase 30 dias de luta contra o novo coronavírus, o militante histórico e fundador do Partido dos Trabalhadores em Petrolina-PE, Joaquim Antônio de Oliveira, o querido Joaquim da Compesa, faleceu no começo da tarde desta sexta, 4 de junho, vítima de complicações da Covid-19.

A notícia deixou consternada a família, amigos, companheiros de PT, sindicalistas, lideranças comunitárias e até quem só conhecia Joaquim de ouvir falar, mas que tinha conhecimento do defensor intransigente que foi durante toda a sua existência pela defesa dos direitos e conquistas dos trabalhadores e da população mais vulnerável.

Petista de estrela das mais brilhantes, contava em prosa e verso as histórias de lutas da militância petista desde o começo da luta.

Joaquim será sepultado em Cabrobó, sua terra natal, sem chance de despedidas diante dos protocolos sanitários da Covid-10. Antes de seguir viagem, o militante e fundador do PT em Petrolina foi homenageado por companheiros de partido quando o cortejo passou pela frente da sede da sigla no Centro da cidade.

HOMENAGENS

O senador Humberto Costa escreveu: “Joaquim da Compesa agora também faz parte da triste estatística do desgoverno Bolsonaro. Todos os dias quase 2 mil brasileiros morrem de uma doença que já tem vacina. Joaquim era militante histórico, um sertanejo incansável defensor dos mais pobres”, considerou o senador petista.

O vereador Gilmar Santos, do PT de Petrolina, também prestou sua homenagem ao companheiro de legenda. “Joaquim é mais um das 470 mil vítimas da Covid 19 e desse genocídio promovido pelo Governo Federal. Joaquim havia tomado apenas uma das duas doses da vacina, poderia estar imunizado e protegido. Poderia está vivo, na luta, não fosse o projeto de morte que governo o país”, destacou o vereador.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadores Assalariados Rurais, Leninha Lima, e a diretoria da entidade também emitiram nota de pesar.. “É com imensa tristeza que todos que fazem do STTAR de Petrolina lamenta o falecimento do amigo e companheiro de lutas, Joaquim Antônio de Oliveira, o querido Joaquim da Compesa. Nosso amigo guerreiro, militante histórico na defesa dos direitos e conquistas do povo trabalhador e lutador”.

“Que notícia triste meu Deus. Que o senhor em sua infinita misericórdia, conforte a família, e a todo nós, amigos e companheiros de uta  deste incansável lutador e que lutou até o último momento pela vida. Joaquim da Compesa, presente”, pontuou Leninha.

O presidente do Sindicato dos Servidores Público de Petrolina (Sindsemp), Walber Lins, também se manifestou sobre a partida do guerreiro Joaquim que tinha 69 anos. “Nossas vidas têm sido permeadas de tristeza. Nosso amigo Joaquim era um companheiro de luta. Defendeu com toda a sua militância, os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras petrolinenses e pernambucanos”.

Companheiros de partido como as professoras Neuma e Norma Guedes, a ex-vereadora Cristina Costa, também homenagearam Joaquim. “Sem o nosso amigo, o Partido dos Trabalhadores perde um pouco do seu brilho, alegria e cor”, ressaltou Cristina Costa.

Related Posts