Jornalista diz que está em estado de choque ao saber que Memorial Dom Bosco vai virar uma Universidade

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Em artigo enviado ao e-mail deste Blog, o ator e jornalista, Edvaldo Franciolli, conta a surpresa inesperada que teve ao fazer uma visita na sede do Memorial do Colégio Diocesano Dom Bosco, em Petrolina. Entre outras coisas, no texto, ela narra que está impressionado com a lapidação de um dos patrimônios históricos que guarda a memória da Terra dos Impossíveis. Ele faz alguns questionamentos às autoridades eclesiásticas.

Será que teremos o retorno do filme das desconfiguração do Palácio Episcopal? Será que a história vitoriosa de 91 anos de serviços prestados à educação Sanfranciscana estará com seus dias contados desaparecendo no porão do esquecimento? Confira nas linhas que se seguem abaixo a íntegra do texto de Franciolli:“Gente estive a visitar o Memorial Dom Bosco (construído na administração impecável da professora Teresinha Teixeira), um dos equipamentos culturais e turísticos da cidade de Petrolina, que conta a história do início da educação em Petrolina, pois, foi um dos primeiros colégios juntamente com o Nossa Senhora Auxiliadora, a ser construído e implantado pelo bispo visionário Dom Malan (primeiro bispo de Petrolina) que deixou dentre muitas heranças essa que é a melhor e maior para um município: A educação!

Pois bem, ao chegar no memorial fui recebido por uma jovem (Não me ative a perguntar-lhe o nome) que me disse ser funcionária de uma faculdade que será instalada no referido Colégio Dom Bosco no turno da noite e que ali, logo na entrada do memorial funcionará a secretaria da referida faculdade e pasmem!

A sala onde ficam os armários do arquivo do referido memorial e o corredor da galeria dos diretores do Colégio Dom Bosco darão lugar para o funcionamento da secretaria da faculdade e ai fiquei pensando onde irão parar a galeria e o arquivo do memorial e como ficará a entrada de visitantes do mesmo?

Será que teremos o retorno do filme das desconfiguração do Palácio Episcopal? Será que a história vitoriosa de 91 anos de serviços prestados à educação Sanfranciscana estará com seus dias contados desaparecendo no porão do esquecimento?

Que se usem as salas do Colégio no horário noturno para instalação de uma faculdade, mas que se procure outro espaço para implantação da secretaria da mesma e não desconfigure um memorial que guarda a história da educação petrolinense deste educandário que educou a tantos homens e mulheres de nossa região.

Repense diretoria do Colégio Dom Bosco, não cometam uma aberração dessas”!

Por: Edvaldo Franciolli

 

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário