Eventos

Julio Lossio participa de inauguração da Rede Metropolitana do Vale do São Francisco

imagemO prefeito Julio Lossio participou da inauguração da Rede Metropolitana do Vale do São Francisco (RedeVASF), iniciativa coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que faz parte do programa Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), e abrange os municípios de Petrolina e Juazeiro.

Para a implantação da RedeVASF, foram investidos R$ 1.800.000 em 90 km de rede óptica, que interliga instituições de pesquisa e educação do Vale. A nova rede parte da fase de expansão do programa Redecomep, que atualmente está presente em 24 capitais brasileiras e 17 regiões metropolitanas de seis estados do país, por meio da implantação de 41 redes ópticas em todo o Brasil.

Ao fazer uso da palavra o prefeito Julio Lossio lembrou da época que a RedeVASF ainda era um sonho. “Quando recebi informações sobre a RedeVASF foi na minha primeira gestão, na mesma época que criamos a Vale Digital. Ficamos muito interessados, afinal precisamos, enquanto gestores, desenvolver o campo de pesquisas científicas a integração entre universidades e unidades de pesquisa, e a troca de informações. E em parceria tudo fica mais viável”, expôs.

A RedeVASF representa o desafio de expandir a infraestrutura de redes avançadas na cidade, uma oportunidade de contribuir com a democratização do acesso à informação e ao conhecimento. Também permite o desenvolvimento de pesquisas científicas, a integração entre universidades e unidades de pesquisa, e a troca de informações.

Ao viabilizar conexões ópticas entre os campi das universidades, esta infra-estrutura permite utilizar tecnologia de rede local (ethernet), de custo muito baixo, confiável e conhecido. São taxas de transmissão de 100 Mbps até 1 Gbps entre os campi, capacidades absolutamente irrealizáveis com o modelo vigente de aluguel de circuitos de telecomunicações, cujo preço é baseado na capacidade contratada.

Estiveram presentes na cerimônia de inauguração, o prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, o reitor da instituição, Julianeli Tolentino de Lima; o diretor de Engenharia e Operações da RNP, Eduardo Grizendi; e o presidente do Comitê Gestor da RedeVASF, Jonildo Cordeiro, além de representantes das instituições que compõem a rede: em Petrolina, o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), a Universidade de Pernambuco (UPE), o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE) e a Companhia Energética de Pernambuco (CELPE); e em Juazeiro, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (COELBA) e a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF).

Ascom PMP

Blog do Banana

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress