Julio Lossio participa de inauguração da Rede Metropolitana do Vale do São Francisco

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemO prefeito Julio Lossio participou da inauguração da Rede Metropolitana do Vale do São Francisco (RedeVASF), iniciativa coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que faz parte do programa Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), e abrange os municípios de Petrolina e Juazeiro.

Para a implantação da RedeVASF, foram investidos R$ 1.800.000 em 90 km de rede óptica, que interliga instituições de pesquisa e educação do Vale. A nova rede parte da fase de expansão do programa Redecomep, que atualmente está presente em 24 capitais brasileiras e 17 regiões metropolitanas de seis estados do país, por meio da implantação de 41 redes ópticas em todo o Brasil.

Ao fazer uso da palavra o prefeito Julio Lossio lembrou da época que a RedeVASF ainda era um sonho. “Quando recebi informações sobre a RedeVASF foi na minha primeira gestão, na mesma época que criamos a Vale Digital. Ficamos muito interessados, afinal precisamos, enquanto gestores, desenvolver o campo de pesquisas científicas a integração entre universidades e unidades de pesquisa, e a troca de informações. E em parceria tudo fica mais viável”, expôs.

A RedeVASF representa o desafio de expandir a infraestrutura de redes avançadas na cidade, uma oportunidade de contribuir com a democratização do acesso à informação e ao conhecimento. Também permite o desenvolvimento de pesquisas científicas, a integração entre universidades e unidades de pesquisa, e a troca de informações.

Ao viabilizar conexões ópticas entre os campi das universidades, esta infra-estrutura permite utilizar tecnologia de rede local (ethernet), de custo muito baixo, confiável e conhecido. São taxas de transmissão de 100 Mbps até 1 Gbps entre os campi, capacidades absolutamente irrealizáveis com o modelo vigente de aluguel de circuitos de telecomunicações, cujo preço é baseado na capacidade contratada.

Estiveram presentes na cerimônia de inauguração, o prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, o reitor da instituição, Julianeli Tolentino de Lima; o diretor de Engenharia e Operações da RNP, Eduardo Grizendi; e o presidente do Comitê Gestor da RedeVASF, Jonildo Cordeiro, além de representantes das instituições que compõem a rede: em Petrolina, o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), a Universidade de Pernambuco (UPE), o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE) e a Companhia Energética de Pernambuco (CELPE); e em Juazeiro, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (COELBA) e a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF).

Ascom PMP

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário