Ler livros pela segunda vez pode ser terapêutico

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

A dica também vale para filmes assistidos mais de uma vez.

Quem lê o mesmo livro ou assiste ao mesmo filme mais de uma vez já tem uma desculpa para dar aos familiares e amigos. A mania não tem nada a ver com vício ou comportamento obsessivo, mas é um esforço consciente para encontrar camadas de significado mais profundas no material e refletir sobre o próprio amadurecimento.

Esse é o resultado de uma pesquisa liderada por Cristel Russel, professor da American University, nos Estados Unidos. Ele entrevistou 23 pessoas para identificar as razões para o que chamou de “re-consumo” de um material e descobriu que o comportamento não é uma tentativa de reviver o passado, mas uma busca por significado, que pode ter grande valor emocional.

O re-consumo pode, inclusive, servir como uma espécie de terapia, uma vez que permite que a pessoa analise como sua interpretação do livro ou filme mudou com o decorrer do tempo. Segundo os cientistas, isso pode servir de contraste entre o eu atual e o eu do passado. Eles citam como exemplo o caso de um participante do estudo. Pastor evangélico, ele releu a Bíblia inúmeras vezes. De acordo com sua idade, interpretava passagens de modo diferente – um sinal de crescimento.

O resultado da pesquisa, publicada na revista Journal of Consumer Research, pode ser usado pelo mercado de livros. Segundo Russel, os vendedores sempre tentam trazer experiências novas e frescas, mas as velhas experiências também podem ser repetidas de modo a abrir novas perspectivas.

Fonte: GALILEU

Blog do Banana

Related Posts

1 comentário

Vitorio Rodrigues 23 de fevereiro de 2012 - 20:11

TEXTO CORRIGIDO

Ricardo, não sei qual é sua formação, mas de jornalismo eu entendo. Entendo porque além de praticar um pouco na minha vida de 26 anos de rádio, sou pós-graduado em Ensino de Comunicação Social pela UFRN/UNEB. Assim sendo, quero lhe dizer que tenho autoridade profissional suficiente para atribuir uma nota a seu trabalho neste blog. Continue nesta linha, divulgando o que os leitores querem ler com respeito aos demais que acessam não promovendo espaço para quem só quer fazer comentário irresponsáveis sem medir as consequências. Você está de parabens, minha nota é 9,99. Quer mais? dou não.

Responder

Deixe um comentário