Lúcia Giesta está cada vez mais firme como pré-candidata à prefeita de Petrolina e disse que está preparada para a missão que o prefeito Julio Lóssio lhe confiar

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset
imagem
 Ela comandou a secretaria de Saúde de Petrolina desde o primeiro ano do governo do prefeito Julio Lóssio (PMDB), foi a titular da pasta que mais tempo demorou à frente do seu comando. “Teve governo em que um secretário só durou quatro, cinco meses”, lembrou a ex-secretária de Saúde e pré-candidata à prefeita de Petrolina, a doutora Lúcia Giesta que só deixou a titularidade do cargo por estar entre uma das possíveis candidatas à chapa majoritária que irá suceder o prefeito Lóssio nas eleições deste ano.

Casada há 34 anos com o também odontólogo, Marcelo Soares, mãe de três filhos e profissional respeitada em sua área, Lúcia enfatiza que foi um grande desafio assumir a missão dada a ela por Julio Lóssio. Ela entrou na gestão como nome da ABO – Associação Brasileira de Odontologia – diretoria de Petrolina, para ajudar Lóssio em sua política de saúde.

“Assumi primeiro o comando da coordenação de saúde bucal e encontramos uma situação bastante difícil, mas realizamos um bom trabalho. Eram 30 equipes cadastradas no Ministério da Saúde na área de saúde bucal, mas só 7 em funcionamento. Fomos buscar um a um e colocar o programa para funcionar de fato”, assinalou Lúcia Giesta. No final do primeiro ano da gestão do prefeito Julio Lóssio, ela foi chamada por ele para assumi a secretaria municipal de Saúde.

Conforme Lúcia, o acesso da população de Petrolina à atenção básica não passava de 13% quando assumiu a secretária municipal de Saúde. Ela afirma que encontrou apenas 10 médicos na rede e aí iniciou o reordenamento da saúde municipal.

“Assumimos e planejamos o concurso público, fizemos parcerias com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) para a implantação do programa de residência médica e formamos recentemente o primeiro neurocirurgião do interior do Nordeste graças a essa nossa parceira, e outras ações como o Provab e o Mais Médicos, fizeram com que nós deixássemos a secretaria com 90 médicos na atenção básica e uma cobertura de 96%, sendo primeira no Nordeste em cidades de médio e grande porte e segunda maior cobertura no Brasil”, relatou Dra. Lúcia.

Blog do Banana

Related Posts

3 comentários

Nelson Eduardo 18 de maio de 2016 - 20:43

Sou Secretário de Saúde em Orocó, e pude compartilhar muitos momentos em reuniões, congressos e participações nas atividades em Saúde Pública, não apenas em Petrolina , bem com na regional e Restante do Estado de Pernambuco com esta magnífica mulher, ser humano de alta grandeza espiritual e de incontestável competência profissional. Quem tem a grandeza de tomar atitudes exemplares para solucionar problemas de diversas complexidades, terá a grandeza de gerênciar um poder executivo. Ela fez por merecer essa oportunidade, que Dr Júlio Lóssio, se colocar na balança os pré candidatos, com certeza Dr Lúcia, será a escolhida. Está na hora de uma mulher assumir a Prefeitura de Petrolina. Deixo aqui o meu testemunho pessoal, de quem de perto assistiu as mudanças para melhor, da Saúde em Petrolina. Sem dúvidas o divisor de àguas. antes e depois de Dr Lúcia Giesta.
Nelson Eduardo – SMS Orocó PE

Responder
PETROXVILLE 17 de maio de 2016 - 13:32

NÃO DEU CONTA COMO SECRETARIA VAI DAR COMO PREFEITA.

Responder
Junior 16 de maio de 2016 - 14:05

Dra. Lucia transformou os postos de saúde do município, Petrolina passou a ser referência em saúde na região! Quando cheguei em Petrolina o que mais se reclamava era de poucos médicos nos postos, hoje percebemos que médicos não faltam e que viários bairros hoje tem um posto de saúde que funciona e é organizado!

Responder

Deixe um comentário