Mais de 600 animais participam da Expo-Rajada 2014

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagem1A IV Feira de caprinos e ovinos levou para o distrito de Rajada mais de 600 animas, distribuídos em 110 baias, para serem exposto e comercializados por seus criadores. A localidade, que fica a 70km de Petrolina, sedia até hoje (28.09) a Expo-Rajada e recebe criadores de diversas cidades da região. O evento é uma realização da Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário.

 imagem2

O sábado (27.09) marcou o julgamento de pista de animas com registro. Quase 50 caprinos e ovinos participaram da competição, que elegeu como vencedores os animais melhor avaliados em potencial genético, desenvolvimento corpóreo e outros atributos. Uma segunda etapa da competição avaliou apenas animais criados em Rajada, machos e fêmeas das raças Dorper, Anglo nubiana e Santa Inês. Cabras com potencial leiteiro também foram avaliadas durante o dia.

De acordo com o juiz da competição a qualidade dos animais concorrentes e os expostos na feira são equivalente a de eventos de grande porte que acontecem pelo país. “Apesar de nova, apenas quatro anos, a Expo-Rajada está se destacando. Podemos observar um número relevante de animais em pista e isso significa que os criadores estão se regularizando, junto aos órgãos fiscalizadores, e se preocupando com a qualidade dos seus animais. Encontrei aqui animais de alta qualidade e que tem um grande potencial genético”, avalia Salvador Junior.

O expositor José Jonas Rodrigues, do município de Afrânio-PE, foi vencedor nas categorias campeã reservado e grande campeã com seus animais macho e fêmea da raça Anglo nubiana. “É importante pra gente participar desses eventos pra apresentarmos nossos animais e dialogar com colegas criadores. Precisamos nos unir pra explorar o melhoramento genético dos nossos rebanhos e ter animais de maior qualidade”, comenta o criador.

A IV Expo-Rajada será encerrada neste domingo (28.09) com a grande premiação dos animais vencedores e apresentações culturais.

Blog do Banana

Assessoria de Imprensa Sedesa/PMP

Related Posts

Deixe um comentário