Mais um trabalho acadêmico realizado no HDM/IMIP é destaque em revista cientifica internacional

imageUm trabalho científico realizado com gestantes do Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), foi escolhido para ser publicado em uma revista australiana especializada na área, a The Australian and New Zealand Journal of Obstetrics and Gynaecology. Com o título, Associação entre Adiposidade Visceral e estimativa de peso fetal em gestantes adolescentes do sertão Pernambuco, o trabalho foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Segundo a pesquisadora responsável, a enfermeira, Luciana Paula Fernandes Dutra, “o objetivo foi correlacionar a adiposidade visceral materna entre a 12ª-20ª semana gestacional e a estimativa de peso fetal entre a 33ª- 36ª semana gestacional, em adolescentes. Através desta correlação foi observado que este tipo gordura adquirida durante a gestação irá influenciar no peso do feto e predispor a alguns tipos de doenças, como por exemplo: diabetes e hipertensão”, explica.

O trabalho foi uma dissertação de mestrado, onde a coleta de dados foi desenvolvida em um período de 10 meses. A população estudada foram adolescentes grávidas, acompanhadas em duas Unidades de Saúde da Família de Petrolina. “Elas eram captadas nas unidades e realizavam ultrassonografia no HDM, antes do ultrassom respondiam a um questionário onde obtivemos características clínicas, obstétricas e sociodemográficas para posteriormente correlacioná-las com a adiposidade visceral materna e a estimativa de peso fetal”, relata.

A enfermeira também destaca que a pesquisa é inédita na região e possui grande relevância para medicina materno-infantil. “o Estudo contribuirá para a realização da prevenção, desde a vida fetal, para patologias que o indivíduo poderá desenvolver na vida adulta”, enfatiza.

Além de Luciana Paula Fernandes Dutra, a pesquisa científica contou com a participação dos profissionais, Rosangela Meira Cisneiros, João Guilherme Bezerra Alves, Alex Sandro Rolland de Souza, Carolina Prado Diniz e Laísla Alves Moura.

ASSESSORIA DE IMPRENSA HOSPITAL DOM MALAN/IMIP

Blog do Banana

Deixe seu comentário