Mendonça Filho define como “tranquila e transparente” a votação que elegeu Rueda presidente do União Brasil

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Na semana passada aconteceu a convenção partidária do União Brasil que elegeu Antônio Rueda e ACM Neto como presidente e vice da legenda

Na última quinta-feira (29), ocorreu a Convenção Partidária do União Brasil, na sede na legenda, em Brasília. Na ocasião foram eleitos o novo presidente e vice-presidente nacional da sigla, Antônio Rueda e ACM Neto, respectivamente. Porém a votação ocorreu durante um momento conturbado dentro do partido, para falar sobre isso o deputado federal, Mendonça Filho (União-PE), participou do programa Passando a Limpo da Rádio Jornal, na manhã desta segunda-feira (4).

“Eu tenho uma expectativa muito positiva com relação a esse novo momento vivido pelo União Brasil”, disse Mendonça.

O partido União Brasil surgiu da fusão entre o Democratas (DEM) e o Partido Social Liberal (PSL), a nova sigla foi registrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em fevereiro de 2022.

O atual presidente da legenda é o deputado federal Luciano Bivar (União-PE) que deve ficar a frente do grupo até 31 de maio deste ano. Bivar e Rueda tinham um acordo para que na votação de 2024, o então vice-presidente Antônio Rueda assumisse o comando nacional do grupo.

Entretanto, o presidente atual não queria abrir mão da sigla e começou articulações privadas com os políticos do partido, o que não foi visto com bons olhos e acabou gerando desavenças dentro do União Brasil.

VOTAÇÃO INEXISTENTE? 

Ainda na última quinta-feira (29), Bivar tentou cancelar a convenção afirmando que a eleição do partido ocorrendo nesta data não estaria de acordo com estatuado. Segundo ele a votação não tem validade.

Sobre isso, Mendonça Filho, afirmou que o processo ocorreu de forma “tranquila e transparente”.

“O processo da convocação nacional do partido foi feito pelo executivo e assinado, inclusive, pelo presidente Bivar. Então, não há nenhuma dúvida com relação ao processo de convocação, ele foi legitimado pelos oito senadores do União, pelos 59 deputados federais e pelos quatro governadores mais expressivas do partido”, afirmou o parlamentar.

De acordo com o parlamentar, juridicamente não há dúvidas que os novos presidente Antônio Rueda e vice ACM Neto vão comandar nacionalmente o partido.

Com informações: JC Online 

Related Posts