Mensagem do leitor Genivaldo Amorim sobre a seca

Os agricultores do nosso município já estão ficando de orelha vermelha só em pensar na seca que está aí, esfolando os animais, sem comida e sem o precioso líquido para saciar a sede.A seca que hora adentra o sertão, para mim,  é uma vergonha, pois os grandes políticos sabem que a seca é uma grande fábrica de voto, sendo os maiores prejudicados os criadores, os animais e a população em geral que mora lá na sua rocinha dependendo de favores políticos de pessoas que não tem a mínima condição de resolverem o problema da seca. O culpado (Governo Federal) tem um programa vergonhoso que é essa tal de Operação Carro pipa, que é executado pelo Exército Brasileiro, que não funciona bem e quando é liberado o sertanejo já está quase morto, ou seja, já está em condições precárias.

A revolta de nós, sertanejos, é saber que querem fazer a transposição do Rio São Francisco para vários estados, sendo que aqui a mais ou menos 50 km de distância tem famílias e animais já quase passando sede. Isto é vergonhoso , menos na palavra de quem queira defender o Governo Federal.

Senado Federal é eleito não sei nem pra que, por que, na verdade, não deveria nem existir o senado. Eles dão sustentação ao Governo Federal votando e não votando, da mesma forma sendo a favor ou contra por que os interesses vãos de encontro a eles mesmos. A população é quem na verdade sofre com tudo.

Deputados Federais são Parlamentares Federais que representam seus Estados, tem a mesma finalidade de legislar, defenderem os interesses da população que lhe deram o voto de confiança, votarem as leis e encaminharem ao senado. O segundo passo é  chegar à Presidência para serem sancionado ou não. Nós somos representados por dois Deputados que fazem as mesmas coisas, tratando o sertanejo de maneira que ficamos sofrendo todos os anos com o efeito seca. Sabendo eles e tendo certeza de que a seca é a maior fábrica de votos, vem os mesmo carros pipas, as cisternas, horas máquinas e poços para ficarem dizendo depois que fizeram isso e trouxeram aquilo.

Governo Estadual: É seguidor das regras federais, pois deveria mostrar algo diferente. Mas, como comem no mesmo prato não podem seguir rumos diferentes. Os representantes, aqueles que têm cargos de confiança fecham os olhos e não enxergam nada, preferem verem os sofrimentos dos sertanejos. Aí, ficam trazendo paliativos para enganarem a população. Ex. de Poços tubulares, horas máquinas para barreiros e com Carros Pipas na mão de Cabos eleitorais e outras pequenas coisas, para depois ficarem alegando que trouxeram isso ou aquilo.Fiquem sabendo que quem recebe o voto do eleitorfica na obrigação de trazer tudo aquilo que venha a diminuir o sofrimento das pessoas mais necessitadas.

Poder Legislativo Estadual: São os deputados que se elegem para legislarem no âmbito Estadual, mas deveriam defender os interesses da população no geral e coletivamente sem buscar interesse próprio. Hoje, o cara se elege, mas já pensando no melhor para ele e sua família. Esquecendo que os eleitores lhe confiaram o voto .

O prefeito o chefe maior do município,nos primeiros dois anos teve uma prefeitura quebrada, sem caixa, e nos dois últimos vem à campanha. Olha, já que o assunto é Seca, estou bastante preocupado com alguns Açudes e Barragens existentes em nosso município que estão vazios, e que se tivesse agua só seria para o consumo animal a Ex: as barragens de Pereiro, Garcinha o grande açude de Vira Beiju. Esse três, a muito tem que não pegam água, o Açude de Manteiga com agua que só os animais consomem.Temos família a 5 km de uma adutora e não tem agua potável em casa. Vocês precisam conhecer o município que é político.

Câmara de Vereadores: são 14 vereadores que Petrolina que não sei nem sei a metede deles conhecem seu município . Isso é vergonhoso, pois, brigarem eles sabem muito. Foi para mim o mandato que teve mais brigões, vocês foram eleitos com nosso voto e deveriam honrar essa dádiva que lhes concederam. Tenho certeza que se fizermos uma prova com os quatorzes vereadores muitos não passam. Pergunte ao mesmo onde sitio tal e tal fica e vão ficar surpresos com as respostas.

Resumo: A minha indignação é quererem transpor o nosso rio, e deixando o sertanejo e os animais que moram muito perto com sede. Fica o meu protesto e dou como Ex. o que tiraria o sofrimento dessas pessoas seria adutoras e mais adutoras, sem pensar a quem iria beneficiar. No dia em que pensarem em soltarem água nos açudes como Manteiga, Rajada, Vira Biju, Barragem de Pereiro, Garcinha e em outros mananciais, ai sim vai se tirar o carro pipa. Um projeto que de água a baixo seria a vinda da água pela Cabaceira Rajada, gastaram os montes de dinheiro e hoje você só vê ruinas.

Uma coisa é dar condições de irrigar, se não tem, mande para o consumo humano e animal. O grande problema é os políticos fazer tudo com seriedade sem pensar a quem vai servir. Quando fizeres o bem e não olhar a quem, simplesmente faça. Querem culpar Deus pela seca. Deus não faz desmatamento, queimada, não suja os rios.Uma é coisa é certa: a natureza não sabe se defender mais sabe se vingar. Leitor :

Genivaldo Amorim Petrolina-PE

Deixe seu comentário