Ministério Público cobra coleta seletiva em Petrolina

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemA promotora Ana Rúbia lembrou, em audiência publica, na ultima quarta (17), na Câmara de Vereadores, o Termo de Ajuste de Conduta, firmado com a administração municipal para coleta seletiva em todo o município, assumido pela prefeitura de Petrolina. Nesta audiência, foi apresentado o projeto-piloto de coleta seletiva, que será implementado a partir do dia 5 de janeiro de 2015, no bairro Areia Branca.

A iniciativa faz parte do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Petrolina. O projeto-piloto é resultado de uma solicitação feita pelo Ministério Público em janeiro de 2013, afirmou a promotora de justiça, Ana Rúbia, durante audiência com o prefeito Julio Lossio. “No Termo, a prefeitura se compromete a elaborar o Plano de Gestão Integrado de Resíduos Sólidos e, a partir daí, as pessoas vão fazer a segregação do lixo e saber qual destino dar aos resíduos. Esse é um período de aprendizagem e o projeto-piloto será feito para que a gente não repita erros. Esse é um ensaio do projeto. A prefeitura afirmou que em um ano pretende estender para outros bairros”, destaca a promotora.

Segundo Ana Rúbia, a iniciativa da audiência é para fazer com que a população tome conhecimento e ajude na fiscalização do projeto.

“Queremos que a comunidade fique ciente e possa fiscalizar. Hoje Petrolina não tem 1% de coleta seletiva, as pessoas precisam separar o lixo seco do molhado para que a gente possa cumprir a lei. Temos uma usina de compostagem, mas não sobra matéria-prima porque tudo é levado para o aterro sanitário”, explica.

Diante da situação o prefeito Julio Lossio se comprometeu em cumprir todas as metas até o final de 2015, data final para que toda Petrolina siga o Plano de Gestão Integrado de Resíduos Sólidos.

Ascom PMP

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário