Missa na Serra da Santa comemora o último dia de maio dedicado a Nossa Senhora

Terços nas mãos, olhos fechados, escadaria subida de joelhos. Essas foram algumas demonstrações de fé exibidas durante a missa ocorrida na manhã de hoje (31) na Serra da Santa, localizada a cerca de 25km do Centro de Petrolina. A cerimônia religiosa festeja o último dia de maio, que é dedicado pela Igreja Católica a Nossa Senhora. Além dos fieis e do padre Francisco Ferreira que presidiu a celebração, também esteve presente no local o vice-prefeito do município, Domingos Sávio Guimarães.

A missa no dia 31 de maio é realizada no local há mais de 70 anos e já virou tradição na região. A programação religiosa inicia com o recitar do terço de Nossa Senhora, a subida das escadarias até o Cruzeiro e as imagens de Nossa Senhora Aparecida e de Lourdes e, logo após, a celebração da missa, seguida de batismo.

Para o morador Benedito de Lima, de 67 anos, natural de Ponta da Serra, a festividade era realizada antigamente com a vinda do sacerdote a cavalo, antes de ser pavimentado a pista e, aos poucos, tornou-se um data marcada no calendário dos católicos da comunidade e de visitantes de toda a cidade. “Temos o prazer e a satisfação há mais de 70 anos de termos essa festa aqui na Serra da Santa, para celebrar de forma digna o final do mês de maio que dedicamos a mãe de nosso Senhor e nossa também”, expressou.

O vice-prefeito Domingos Sávio Guimarães, que prestigiou o evento religioso, ressalta a importância da fé e da celebração da missa em comemoração a Nossa Senhora. “É com muita felicidade que participo dessa manifestação religiosa que desde criança vinha com meus pais prestigiar. Enquanto Governo, estamos sempre atentos à crença do povo, porque a religiosidade é um componente importante para o desenvolvimento social e econômico da sociedade. Parabenizo todos que realizaram e participaram desse encontro, porque o povo com fé é um povo com destino”, frisou.

Imagem de Nossa Senhora de Lourdes

No alto da Serra da Santa, além do cruzeiro há duas imagens de Maria. Uma de Nossa Senhora Aparecida e a outra de Nossa Senhora de Lourdes que recentemente foi atingida por um incêndio acidental. A Prefeitura de Petrolina apoiou a reforma da imagem que já foi reconstituída e já está no local recebendo visitas dos fieis.

 

Texto: Élida Maria

Foto:Gilson Pereira

Blog do Banana

Deixe seu comentário