Monsanto poderá desempregar 400 funcionários caso MPA continue a invasão

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagem1A diretoria da empresa Monsanto está reunida neste momento num hotel da cidade para discutir uma saída do impasse com o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) que é pouco conhecido dos movimentos sociais. A empresa já entrou na justiça pedindo a reintegração de posse da área e o ressarcimento dos prejuízos causados pelos invasores que vieram de outros estados como Piauí, Maranhão, Alagoas e Sergipe.

imagem1O grupo que entrou na empresa na madrugada desta terça-feira (14 de outubro) danificou uma série de equipamentos a exemplo da casa de vegetação, pichação de paredes e de veículos e destruição de parte da plantação de milho.

imagem2Segundo a direção da Monsanto, a ocupação já acarreta um prejuízo só com diárias de funcionários de quase R$ 35 mil/dia. Segundo um trabalhador de uma fazenda ao lado da empresa, os integrantes do movimento estariam saqueando a produção de goiaba de vários lotes que ficam na área para se alimentar.

A empresa avalia que caso a invasão continue, poderá deixar a região e buscar se instalar em outro estado, levando junto os 400 empregos que gera na região e que deverá chegar a 800 até o final do ano.

A Monsanto decidiu se instalar em Petrolina em março deste ano depois de uma grande disputa com outros estados. Prevaleceu a força politica da cidade a exemplo do ex-ministro Fernando Bezerra Coelho e do governador Eduardo Campos, além do potencial de Petrolina no Nordeste.

A reportagem do Blog tentou conversar com os líderes do movimento que se negaram a dar declarações.

Blog do Banana

Related Posts

4 comentários

Joao Henrique 23 de outubro de 2013 - 11:04

N. Martins, bom dia!

Caso vc não saiba, os produtos pesquisados e lançados pela Monsanto, fazem justamente o inverso que o seu comentário expõe.
Ela trabalha focada no menor uso de agrotóxico, menor consumo de combustível e água, bem como na maior produtividade por unidade de área, com um único foco, produzir mais, conservar mais e melhorar vidas… aliás, para alimentar a crescente população mundial com sementes crioulas, é impossível, acredite!
Estou a tua disposição no caso de dúvidas!

Att.
João Henrique

Responder
R. martins 18 de outubro de 2013 - 15:22

caros amigos, que comentaram a favor da monsanto, parabéns vc conhecem bem a monsanto! mais não esqueça que a produção de alimento que as grandes empresas produz esta dentro de uma cadeia perigossissima, muito VENENO, e vc consome 5,2 litro de agrotoxicos por ano vindo no alimentos produzido pela monsanto e outras. essas empresas concentram a água e terra, destroi o meio ambiente e mata pessoas, com o cance e outras doença.
também não quero doscordar de vcs. mais a trangenia nimguem sabe o que pode causar a humanidade esta só no inicio vamos para frente. esse é o desenvolvimento que os politicos trazem para petrolina a desgraça para a humanidade.

seria melhor se nossos alimentos no seculo 21 não estissem mais VENENO, cada as tecnologia que inclussine são muito avançada, como diz a Senadora Catia Abreu produzir comida para pobre é facil, é só produzir de todo geito com muito veneno, agora para os ricos quem produz a alimento são pobres e pequenos agricultores poque defende a vida……………

Responder
antonio 16 de outubro de 2013 - 8:22

ISSO É VERGONHA PARA NOSSA REGIÃO UMA ENPRESA TÃO BEM ISTRUTURADA IR ENBORA POR PÔR CAUSA DE BARDENEIROS NA REGIÃO

Responder
leticia 15 de outubro de 2013 - 19:49

voces num come alimento feito do milho, num usa óleo feito da soja, num usa roupa feito de algodão e muitos outros alimentos. hoje nos só somos 7 bilhões e amanhã podemos ser 10 bilhões e a única formula que temos é TRANGENES, que produz mais em pequenos espaços… E o agrotóxico tem em todos os alimentos voces esqueceram que estamos no século 21 e as pragas e as doenças estão ai… PACIÊNCIA QUE OS PROXIMOS ESTADOS PODEM SER O DE VOCES, ela cada dia que passa cresce mais e muda vida das pessoas e luta contra a miseria….

Responder

Deixe um comentário