Mulheres de Petrolina iniciam curso de artesanato em couro

Iniciou na tarde dessa segunda-feira (13) o curso de artesanato em couro promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), em parceria com a Secretaria de Cultura (Secult). O curso está acontecendo nos bairros José e Maria e João de Deus e tem como objetivo oportunizar a geração de emprego e renda às mulheres participantes através do reaproveitamento do couro para a confecção de acessórios e objetos decorativos.

Para a aluna Maria de Lurdes de Souza Ramalho, o curso é uma ótima oportunidade para obtenção de renda. “Eu já trabalho com artesanato, então para mim isso vai ser bom, porque vai agregar mais ao meu trabalho e valorizar o que eu já produzo”, disse.

Ao todo, 30 mulheres estão recebendo a capacitação que tem duração de 40 horas. O curso é gratuito e já teve as inscrições realizadas nos Centros de Referência em Assistência Social dos bairros João de Deus e do São Jorge.

Esse trabalho é de iniciação para fortalecer tanto os grupos existentes quanto criar novos grupos para que Petrolina possa ter uma representação nessa área do couro. O objetivo principal da Sedest é capacitar, dar oportunidade, fortalecer os grupos e promover a interação para que as pessoas possam gerar renda e ter autonomia”, salientou a Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Tereza Virgínia de Carvalho.

A partir destes cursos, a prefeitura de Petrolina pretende formar grupos para a inserção na Escola Municipal do Couro, projeto idealizado pelo prefeito Julio Lossio, que está sendo planejado em conjunto com as secretarias envolvidas no curso. “A gente percebeu que era necessário formar mais mão-de-obra que possa lidar com o artesanato e quem sabe, futuramente, ter materiais em couro industrializado. Portanto, vamos buscar parcerias com outras instituições para que possamos dar amplitude às ações que iniciamos”, destacou a Secretária de Cultura, Roberta Duarte.

As aulas acontecem na Associação de Mulheres Rendeiras (segunda, quarta e sexta), no bairro José e Maria e no Centro Paroquial do João de Deus (terça, quinta e sábado). Para mais informações, os interessados devem ligar para os telefones: (87) 3862-9224 ou 3867-4164.

Deixe seu comentário