Musicoterapia é a nova aliada no tratamento de pacientes do Hospital Regional de Juazeiro

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemTratar o paciente em sua integralidade, levando em consideração as emoções e sentimentos, além do estado clínico. Esse é o principal objetivo do novo projeto implantado no Hospital Regional de Juazeiro (Gestão IMIP). A Musicoterapia é uma iniciativa da Comissão de Humanização do HRJ e é realizado uma vez por mês nas enfermarias da unidade e no Centro de Oncologia.

O Projeto é desenvolvido voluntariamente por Cláudia Ferraz, Graduada em Educação Artística com Habilitação em Música. A educadora também está fazendo especialização em Musicoterapia. Segundo a musicoterapeuta um dos principais objetivos é estimular as ações físicas, sensoriais, perceptivas, psicológicas e sociais dos pacientes. “O Projeto consiste na utilização tanto do som, como o silêncio, o ritmo, o timbre, melodia e a própria música para alcançar propósitos terapêuticos. Nesse contexto a musicoterapia aplica técnicas baseadas na identidade sonora do paciente com intuito de mudar o seu comportamento, aumentando os níveis de concentração e atenção, melhora de humor, diminuição do estresse, ansiedade e agitação”, explica.

Segundo a coordenadora do Serviço Social do HRJ, Kátia Carreiro, é mais um avanço que beneficia a recuperação dos pacientes e a qualidade de vida. “O resultado deste trabalho é muito positivo no que se refere ao bem estar do paciente, ajuda a estimular a expressar seus sentimentos, contribuindo com a reabilitação e convívio social”, destaca.

ASCOM HRJ

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário