Mutirão da 3ª Jornada de Direitos Humanos faz escala em Salgueiro com diversas ações sociais

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imageSalgueiro recebeu na última sexta-feira (6) as diversas ações da 3ª Jornada de Direitos Humanos, realizada pelas secretarias Executiva de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH) e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH) de Pernambuco, com apoio da Prefeitura de Salgueiro, através da secretaria de Desenvolvimento Social em parceria com das secretarias a Saúde, Cultura e Esportes e Coordenadoria da Mulher.

A Praça da Bomba recebeu o mutirão durante todo o dia, oferecendo à comunidade serviços de saúde como aferição da pressão, taxa de glicose, informações sobre DST\AIDS, unidade móvel de saúde bucal e aplicações de vacinas. Também foi garantido corte de cabelo, emissão de 2ª via das certidões de casamento e nascimento, carteira de trabalho e primeira via da RG.

Os jovens puderam participar de atividades socioesportivas como dominó, dama e xadrez. A parte cultural contou com apresentações de vários grupos a exemplo do Maracatu Raízes do futuro, envolvendo crianças do Peti, Companhia de dança Soul Dance, Orquestra de flauta do Proac, Toré da tribo Atikun, Cia Eparre Oya e encerrando as apresentações o grupo de forró os Federais do Forró. No espaço, o público conferiu a exposição do artesanato feito pelos artistas do projeto Mãos à Arte.

No evento, a secretaria da Mulher do Estado, realizou panfletagem da campanha institucional ‘Violência contra a mulher é jogo sujo’. Na ocasião, profissionais do Creas e Cras tiraram dúvidas sobre a assistência social. A equipe do Centro de prevenção à violência contra o idoso vai informar os direitos da pessoa idosa.

“Trouxe a minha filha caçula para tirar os documentos e gostei muito da ação com tudo de graça. Foi muito interessante, além das apresentações culturais para animar a sexta-feira”, disse a dona de casa Carmem Lúcia da Silva.

A Coordenadora do Centro Integrado de Atenção e Prevenção de Violência contra a Pessoa Idosa, Paula Regina Rodrigues Machado, destacou que a jornada estadual de Direitos Humanos, tem como objetivo principal ressaltar os dez anos da declaração dos Direitos Universais. Segundo ela, o secretário Paulo Moraes, realiza pelo terceiro ano consecutivo essa jornada, tendo como um dos pontos altos, a feira em municípios pólos além de outras atividades que são realizadas no período.

“Começamos a jornada desde o dia 19 de novembro e vai até o próximo dia dez com oficinas e palestras pela defesa dos direitos humanos com direitos iguais para todos. Cada vez mais precisamos focar em uma sociedade igualitária sem desigualdade e sem preconceito e a proposta da política de direitos humanos é essa: uniformizar os direitos e as ações”, argumentou a coordenadora.

Para ela, toda movimentação se traduz num momento de articulação com a gestão pública local aproximando o estado da realidade de cada região além de difundir o trabalho do estado em conjunto com os municípios..

Ascom

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário