No dia da Saúde e da Nutrição especialistas da UPAE ressaltam a importância da alimentação saudável

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemNo dia em que é comemorado o Dia da Saúde e da Nutrição (31), especialistas da Unidade Pernambucana de Atendimento Especializado (UPAE), estão lembrando a importância de manter uma boa alimentação, seguindo passos imprescindíveis para se ter uma vida mais saudável, associados à prática diária de exercícios físicos, que contribuem para melhorar a qualidade de vida das pessoas, evitando assim inúmeras doenças.

Atualmente, comer bem ajuda não somente a manter a forma física, mas também contribui para reduzir o risco de desenvolver patologias relacionadas à alimentação, como doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes. “Nós somos o que comemos e o que ingerimos tem um grande impacto na nossa saúde e no nosso bem-estar. A nutrição deve ser de forma equilibrada, balanceada. Um prato saudável precisa ser composto de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais também ricos em vitaminas”, relata a nutricionista Luciana Araújo.

O próprio Ministério da Saúde possui a Política Nacional de Alimentação e Nutrição, que tem o intuito de procurar contribuir para melhorar a saúde da população. “Devemos resgatar práticas saudáveis, levando em conta o tipo de hábitos alimentares que temos aqui na região, procurado sempre nutrientes, proteínas, integrais, frutas, legumes e verduras”, avalia Luciana.

Entre os passos que devem ser seguidos estão a realização das seis refeições diárias, comer feijão com arroz pelo menos cinco vezes na semana, consumir diariamente três porções de leite e derivados, uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Evite refrigerantes e sucos de caixa, diminuir a quantidade de sal e alimentos industrializados e beber pelo menos dois litros de água por dia. Ainda é importante praticar pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evitar bebidas alcoólicas e o fumo.

Texto: Taisa Alencar

Related Posts

Deixe um comentário