Saúde

No Dia Mundial do Autismo, Petrolina amplia assistência às pessoas com TEA

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de Abril) serve como ocasião essencial para reforçar a importância de um olhar mais atento, acolhedor e empático a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em Petrolina a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), desempenha papel importante no atendimento e suporte a esse público, garantindo acesso a serviços médicos, terapêuticos e acompanhamento especializado conforme suas necessidades.

O atendimento às pessoas com TEA exige uma abordagem integrada e multidisciplinar, envolvendo diversas especialidades para assegurar seu desenvolvimento e bem-estar. No município, o primeiro acompanhamento acontece na Atenção Básica, onde o paciente passa por uma avaliação inicial e recebe o encaminhamento adequado para especialistas, como fonoaudiólogos, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, neuropediatra, e psiquiatras infantis.

O diagnóstico e acompanhamento precoce são fundamentais para a intervenção em estágios iniciais, permitindo identificar e tratar os sintomas do TEA o mais cedo possível. Isso contribui significativamente para o aprimoramento das habilidades de comunicação, interação social, comportamento adaptativo e desempenho escolar.

 Casa Azul

A partir desta quarta-feira (2), a população petrolinense passou a contar com mais um equipamento que irá prestar assistência e cuidado às pessoas com TEA: a Casa Azul. O espaço irá disponibilizar suporte multidisciplinar e estruturado para formações e apoio às famílias. O objetivo é proporcionar não só atendimento clínico, mas também dar oportunidade de inclusão social e desenvolvimento da autonomia daqueles que serão atendidos.

Compartilhe:
plugins premium WordPress