Nova concessão de exploração do petróleo só será realizada após votação das leis do pré-sal

O Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse hoje (3) que a presidenta Dilma Rousseff decidiu que a 11ª rodada de concessão de exploração do petróleo só será realizada depois que o Congresso Nacional tiver concluído a votação das leis do pré-sal. O ministro disse ainda que a presidenta está examinando com cuidado um possível aumento no preço da gasolina, “pois não quer que haja nenhuma influência na inflação”. Segundo Lobão, a elevação poderá ocorrer se o preço do barril de petróleo atingir US$ 130.

Segundo Lobão, a decisão de que a realização da 11ª rodada de concessão de exploração do petróleo seja tomada somente após a votação das leis do pré-sal “foi uma medida tomada para evitar qualquer possibilidade de questionamento jurídico”.

Lobão adiantou que caso a lei seja votada neste semestre, a rodada pode acontecer ainda este ano. Ele participou nesta manhã de um seminário promovido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro, sobre oportunidades e cooperação econômica com a África.

Sobre a possibilidade de aumento da gasolina, Lobão afirmou que “se o barril do petróleo continuar aumentando o preço no mercado internacional, chegaremos a isso”. O preço limite do barril, segundo o ministro, é US$ 130.

Lobão reafirmou que não há aumento de gasolina há nove anos e o último que houve não foi repassado ao investidor. “Além disso, a Petrobras precisa de investimentos monumentais para aquisição de plataformas e sondas, além de novas refinarias que estão chegando”, disse Lobão.

Fonte: Agência Brasil

Blog do Banana

Deixe seu comentário