Novo método de ensino visa melhorar aprendizado de português e matemática de alunos de Izacolândia

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemA professora Valdelice Cordeiro, da Escola Municipal Professora Lúcia Moreira, em Izacolandia (zona rural de Petrolina) criou um novo método para facilitar o aprendizado de português e matemática de alunos do ensino fundamental 1 que corresponde do primeiro ao quinto ano. A docente iniciou o projeto pela leitura e vem sendo executado por meio do programa Mais Educação que dá liberdade do professor trabalhar propostas com foco no aprendizado.

A proposta veio para melhorar em um primeiro momento a leitura e amenizar a indisciplina. O projeto ganhou o nome de Aprender a Ler Lendo e Escrever Escrevendo. A professora fez um diagnóstico e constatou a falta de vontade e de motivação do alunado em desenvolver o aprendizado em sala de aula.

“Fiz dois experimentos, uma na sala de aula e coloquei outro grupo de alunos no mercado. Distribui livros para eles e vi que no grupo de mercado houve uma melhor assimilação da proposta pensada, visando o aprendizado”, salientou Valdelice.

A professora promoveu o estimulo à leitura despertando a curiosidade dos estudantes e questionando alguns trechos do livro que através da memorização eles respondiam se tinham encontrado nessa na leitura. Já para o ensino de matemática a professora Valdelice pretende utilizar o lúdico para que os estudantes percebam que a matemática é parte da vivência, do cotidiano.

“Pra isso vamos utilizar brinquedos como pipa e um baralho matemático para mostrar que os números são parte do cotidiano de cada um. A idéia é estimular brincando, utilizando jogos, brincadeiras, de forma que eles aprendam e vejam que a matemática é tão comum na vida deles como qualquer outra atividade”, explicou Valdelice. O trabalho será feito sempre com os alunos foram do ambiente da sala de aula.

“A criança precisa ser estimulada em aprender, principalmente a carente como a maioria das que estudam aqui. Dá trabalho criar regras, criar controle de disciplina com eles. Sou até meio dura, mas é importante e o retorno vem das próprias crianças que me agradecem, me tratam de forma carinhosa, tudo em nome do conhecimento”, esclareceu a professora.

O projeto é desenvolvido por meio do ensino de tempo integral. As crianças saem da sala e fazem a refeição para continuar o aprendizado. A iniciativa envolve ainda na hora do almoço o ensino de postura e de exercícios físicos leves com a presença de professores da área de educação física.

Blog do Banana

Related Posts

4 comentários

clarice cavalcante 11 de maio de 2013 - 14:00

Conheço a professora Valdelice e sei do compromisso da mesma para com a educação e procuramos, dentro da Escola Municipal Professora Lucia Moreira, dar-lhe todo o apoio, visto que o aluno que faz parte do Programa Mais Educação é aluno da Rede Municipal de Ensino e o objetivo do Núcleo 29 é oferecer aos seus alunos um ensino de qualidade com responsabilidade, compromisso e competência. A professora veio somar dentro do nosso núcleo.

Responder
clara silva 9 de maio de 2013 - 23:00

A PROFESSORA ESTA DE PARABENS, MAS ELA NÃO DEVE ESQUECER QUE TODO PROJETO SO PODERA DAR CERTO SE HOUVER UMA EQUIPE COMPROMETIDA COM O PROCESSO E SEI DO COMPROMISSO DE TODOS QUE FAZEM ESSA ESCOLA. A REFERIDA ESCOLA JÁ É REFERENCIA EM COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE COLETIVA. VOCÊ ESTÁ NA ESCOLA CERTA E COM A EQUIPE CERTA. SAIBA SER HUMILDE E VALORIZAR, EDUCAÇÃO É COLETIVA; NÓS E JAMAIS ISOLADA “EU”….

Responder
valdelicesylva 8 de maio de 2013 - 22:30

Muito Obrigada pelo incentivo!!!

Responder
Arodi Araújo Benvindo 8 de maio de 2013 - 18:22

Parabéns Professora Valdelice pelo brilhante trabalho que está realizando na comunidade de Izacolândia juntamente com este profissional de Educação física .

Responder

Deixe um comentário