Novos Agentes de Combate à Endemias fazem curso de formação

A Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS) iniciou, nessa segunda-feira (23), o curso de capacitação dos Agentes de Combate a Endemias (ACE), recém-convocados pelo município. A formação, que acontece no auditório da Gerência Regional de Saúde de Petrolina (GERES) até sexta-feira (27), faz parte das ações da Diretoria de Vigilância em Saúde da SMS e visa qualificar os profissionais para o combate e prevenção dos focos geradores de endemias, com ênfase no combate à dengue.

O curso tem uma carga horária de 40 horas e está dividido em dois módulos. O primeiro, teórico, aborda a atenção na prevenção dos novos vetores de endemias, e no segundo módulo, prático, os novos agentes terão o seu primeiro contato com a comunidade, quando serão apresentadas as técnicas de abordagem à população, manuseio de equipamentos e noções de ética e responsabilidade com a saúde publica.

De acordo com o Gerente de Endemias da SMS, Jailson Araújo, o curso transforma os agentes em profissionais mais proativos em suas funções de educar, prevenir e combater. “O conteúdo dessa capacitação visa construir o perfil de um novo combatente voltado para a saúde pública em Petrolina. Os novos agentes estarão aptos a lidar com qualquer tipo de situação que envolva as endemias, em especial o controle da dengue”, declarou. Para o ACE Antônio Paulo, o curso ajuda o profissional a ter a dimensão da importância do seu trabalho. “O serviço do ACE é fundamental, funciona como um elo de responsabilidade entre a Secretaria de Saúde e a comunidade para controlar as endemias”, afirmou.

A partir da próxima segunda-feira (30), os novos agentes serão distribuídos na sede e no interior de Petrolina, reforçando as equipes que já existem. O número de imóveis vem crescendo consideravelmente no município e o quadro de funcionários precisa acompanhar esse processo.

Assessoria de Comunicação Social

Blog do Banana

Deixe seu comentário