Nutricionista da UPAE/IMIP de Petrolina explica como uma boa alimentação pode auxiliar no combate à Covid-19

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

O Dia da Saúde e Nutrição é comemorado anualmente em 31 de março. A data faz parte do calendário oficial do Ministério da Saúde e tem o objetivo principal de conscientizar a população sobre a importância da saúde e da boa alimentação. Este ano, em especial, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) chama a atenção para importância da alimentação como aliada no combate à Covid-19.

“Muitas mensagens circulam pelas redes sociais com promessas de receitas milagrosas ou que associam a ingestão de alguns alimentos com a prevenção ou cura desse vírus, mesmo sem existir evidências científicas para tais afirmações. O fato é que a alimentação não é considerada como uma medida preventiva ou de tratamento na infecção pela doença. Entretanto, manter uma alimentação saudável pode sim ajudar no fortalecimento do sistema imune das pessoas, o que é útil no combate contra qualquer tipo de doença”, ressalta a nutricionista da UPAE, Uilla Soares.

A recomendação do Ministério da Saúde é de que a população invista em uma alimentação mais saudável, baseada em alimentos in natura e/ou minimamente processados, de acordo com as orientações presentes no Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde.

“Os bons hábitos alimentares, associados à ingestão adequada de água e exercício físico, auxiliam para o fortalecimento do sistema imune e demais sistemas fisiológicos. Uma boa alimentação deve ser baseada em legumes, verduras, frutas, grãos, leguminosas, peixes, carnes, ovos, leites e oleaginosas”, acrescenta a profissional.

Gorduras saturadas, gorduras trans, embutidos, congelados, alimentos com grandes quantidades de sal ou açúcar, refrigerantes, bebidas alcoólicas e cigarro devem ser evitados. “Além de não contribuírem em nada com a saúde, ainda podem estar relacionados com o aparecimento de doenças crônicas não transmissíveis, como por exemplo a hipertensão arterial, diabetes e obesidade, que são consideradas fatores de risco para a Covid-19”, ratifica.

Contaminação através dos alimentos

Vale lembrar que a contaminação pela Covid-19 através dos alimentos pode ocorrer pelo contato do vírus com a superfície de embalados ou não, além de utensílios utilizados no preparo que tenham sido contaminados por pessoas que estejam sintomáticas ou não. O novo coronavírus pode continuar vivo por horas ou até dias nesses tipos de superfícies, por isso as medidas de higiene são tão essenciais.

A lavagem das mãos e a limpeza de toda área de alimentação devem estar sempre adequadas. Os alimentos, embalados ou não vindos da rua, devem ser higienizados em casa, e quando possível a embalagem deve ser descartada, por exemplo arroz, açúcar, macarrão esses alimentos podem ser armazenados em potes com tampa. Para a higienização das embalagens podem ser utilizados sabão e água ou álcool 70% na forma líquida ou gel.

Related Posts