“O Estado de Pernambuco hoje tem um modelo de gestão que é reconhecido no Brasil como um dos melhores que existem. Estamos com todas as contas em dia, com o menor nível de endividamento da história”, Governador Paulo Câmara

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset
O governador dePernambuco Paulo Câmara, concedeu entrevista exclusiva ao Blog, onde abordamos vários assuntos, entres eles, a gestão de 08 anos, os investimentos realizados, política, entre outros assuntos.
Leia na íntegra
Blog do Finfa: Governador, o Senhor está encerrando 8 anos de sua gestão. Queria que o Senhor fizesse um balanço da sua gestão?
Paulo Câmara: A gente trabalhou muito nesses 8 anos. Não foi fácil. Muitas crises sucessivas, desde a crise econômica até a pandemia — que desafiou todo mundo a salvar vidas. Mas trabalhamos bem, dentro das nossas possibilidades, fazendo gestão, entregas, buscando melhorar a vida dos pernambucanos… Acredito que temos um balanço positivo, um balanço que fez Pernambuco ficar entre as melhores educações do Brasil, com escola de tempo integral sendo universalizadas. Todos os alunos que queiram estudar em uma escola integral tem a sua vaga garantida. Pernambuco ficou nas quatro primeiras colocações entre as dez melhores escolas de ensino médio do Brasil. Multiplicamos o número de escolas técnicas. Avançamos muito na educação. Estamos deixando um legado importante na saúde, de interiorização do atendimento, com a inauguração do Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada, e as ampliações que fizemos tanto no hospital de Arcoverde, como no de Afogados da Ingazeira, como no Mestre Vitalino, em Caruaru — que multiplicamos por 3 a capacidade de atendimento. Demos uma condição de saúde pública para o interior, que nunca tinha visto antes. Todas as regiões têm leitos de UTI à disposição da população.
Avançamos também na segurança. Pernambuco encerra 2022 com a menor taxa de homicídios da história do Pacto Pela Vida. Isso é muito importante para nós, porque mostra que, apesar dos desafios com a segurança, avançamos também.
Geramos muitos empregos, também. Depois da pandemia, onde muita gente ficou desempregada e muitos locais foram fechados, conseguimos, de agosto do ano passado, até dezembro, desse ano, gerar mais de 130 mil novos postos de trabalho em Pernambuco. Isso mostra que o ambiente de negócios aqui é positivo, as pessoas confiam que investir em Pernambuco vale a pena.
Estamos fazendo o maior investimento público da história. Todas as estradas estão sendo recuperadas. O Porto de Suape é referência no mundo, como porto público de qualidade.
Vamos deixar tudo pronto para finalizar a ferrovia que vai chegar até Suape, também.
Diante de tantos desafios, conseguimos seguir o governo exitoso de Eduardo Campos e também avançar em muitas áreas.
Blog do Finfa: O plano de retomada tem contemplado investimentos na área pública e na área privada?
Paulo Câmara: Exato. Ontem (segunda-feira 19), tivemos a última reunião do Conselho de Desenvolvimento de Pernambuco. Foi anunciado um investimento privado recorde de perto de 5 bilhões de reais. Vamos ter uma segunda indústria farmacêutica em Pernambuco. Isso só mostra que investir no estado vale a pena. Lá atrás, trouxemos a fábrica de automóveis da Jeep. Hoje é a fábrica de automóveis mais moderna do mundo, produzindo 1000 veículos por dia. Conseguimos ampliar nosso polo de bebidas e alimentos. Fizemos muitas ações para o interior de Pernambuco.
O Plano Retomada tinha uma meta, que era fazermos investimento público recorde em Pernambuco. Vamos investir, só em 2022, quase 4 bilhões de reais. Nunca se investiu tanto, com tesouro estadual, como estamos investindo nesse ano. Isso vai fazer com que muitas obras aconteçam em Pernambuco, como a recuperação de todas as estradas que estavam com problemas. A construção de novos aeroportos, como fizemos em Serra Talhada, Araripina, Garanhuns, Arcoverde, Caruaru…
Também não podemos deixar de dizer que tínhamos uma meta ambiciosa de gerar 130 mil empregos em Pernambuco até o final de 2022, e estamos gerando mais de 130 mil desde outubro desse ano. Só mostra que todo aquele planejamento do Plano Retomada, que foi pensado pós-pandemia, está dando resultados para Pernambuco.
Blog do Finfa: Diante desse quadro exposto, o Senhor vai entregar o Estado equilibrado financeiramente à nova governadora?
Paulo Câmara: O Estado hoje tem um modelo de gestão que é reconhecido no Brasil como um dos melhores que existem. Estamos com todas as contas em dia, com o menor nível de endividamento da história, ou seja, nossa dívida hoje é muito pequena, nunca tivemos uma menor. Todos os compromissos em dia. O comprometimento da folha de pagamento, de despesas em geral, menor do que encontramos. Pernambuco está pronto, na parte de gestão, para o desenvolvimento futuro. Temos muito o que fazer por Pernambuco, mas vamos entregar o estado pronto para o futuro. Desejo sorte aos próximos administradores, porque terão uma organização muito grande para trabalharem melhor por Pernambuco.
Blog do Finfa: Qual a expectativa que Paulo Câmara tem do governo Lula, que assumirá a presidência no próximo ano?
Paulo Câmara: Uma expectativa muito otimista. Não tivemos a honra de governar Pernambuco tendo o presidente Lula à frente dos destinos do Brasil. Quem teve essa honra foi Eduardo Campos, e vocês viram o quanto foi bom para Pernambuco a parceria entre Eduardo e Lula.
Agora, o que vamos fazer é torcer muito para Pernambuco possa fazer parcerias com o presidente Lula, que é um presidente que vai dar atenção a Pernambuco e ao nordeste. Muito diferente do atual presidente da república, que governou sem conversar com os governadores, prefeitos, sem olhar as regiões que mais precisavam, que discriminou Pernambuco e o nordeste.
Agora, não. O presidente Lula vai fazer muita coisa. Vamos torcer muito para o presidente reconstruir esse Brasil. Ele sabe que pode contar conosco aqui também.
Blog do Finfa: Governador, as especulações são de que o Senhor poderá fazer parte do governo Lula?
Paulo Câmara: Hoje, toda a minha concentração, energia e determinação, é concluir o governo no dia 31 fazendo entregas, como a que nós estamos fazendo em Serra Talhada, com o Hospital Geral do Sertão já funcionando. Quem precisar de atendimento no Sertão, vai poder vir ao Hospital Eduardo Campos porque tudo já está pronto para atender as pessoas que precisam de atendimento médico.
Vamos trabalhar muito e no futuro veremos o que fazer. Eu vou continuar trabalhando por Pernambuco, sou servidor público, tenho esse compromisso, mas também quero cuidar um pouco da família, também tenho planos de passar as próximas semanas com a minha família.
Blog do Finfa: O governador Paulo Câmara sai com o dever cumprido com o povo pernambuco?
Paulo Câmara: Dever cumprido, sim. Sabendo que temos muito o que fazer, mas que fizemos tudo que era possível dentro de tantas adversidades que o Brasil passou. E Pernambuco não ficou isolado, sentiu os efeitos da crise nacional. Mas fizemos o que era possível. Vamos entregar a educação pública como referência no Brasil. A saúde funcionando com muito mais serviços do que encontramos. Com a menor taxa de violência da história de Pernambuco. Muitos empregos gerados, com a certeza de que trabalhamos por inteiro, com 184 municípios, fazendo parcerias com prefeitos e prefeitas e ajudando Pernambuco a se desenvolver em toda a sua totalidade.
(Blog do Finfa).

Related Posts