O que é mil dias?

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemA saúde da criança brasileira melhorou muito: os desafios da Pastoral da Criança parecem, hoje, diferentes do que eram na sua fundação, há 30 anos: há menos mortes, desnutrição, infecções, o Sistema Único de Saúde (SUS) agora é para todos. No entanto, as doenças crônicas dos adultos aumentam a cada dia.

Você sabia que muitas destas doenças de adultos já começam na gestação?

Uma das mais relevantes e atuais pesquisas sobre o impacto do baixo peso ao nascer foi desenvolvida pelo médico e pesquisador inglês Dr. David Barker. Esta pesquisa demonstra que pessoas que nasceram com baixo peso tinham maior risco de desenvolver doenças do coração, colesterol, diabetes, obesidade, hipertensão arterial, problemas no funcionamento dos rins, osteoporose entre outras doenças. Além do Dr. Barker, outros pesquisadores também demonstraram que os primeiros 1.000 dias de vida podem afetar nossa saúde durante toda vida.

Certas doenças já tem origem na gestação, então estes cuidados durante a gestação são cada vez mais importantes, por que podem prevenir pressão alta, osteoporose, colesterol alto, problemas de rim, a criança nascer com menos músculos, obesidade e diabetes. Tudo isso inicia na gestação. Mil dias por quê? Por que também o aleitamento materno é capaz de prevenir uma série de doenças então à dieta da criança nos primeiros dois anos também é muito importante.

Muitas vezes a criança não recebe todos os nutrientes que precisa dentro da barriga da mãe. Isso pode acontecer por muitas causas. A mais comum no passado era quando a mãe passava fome e a criança passava fome junto. Hoje praticamente não existe mais no Brasil essa falta de acesso à comida, mas existem algumas causas que podem levar a criança a sofrer dentro do útero da mãe, como dieta durante a gestação, má alimentação.

O que a gestante deve fazer para evitar a desnutrição dentro do útero?

Em primeiro lugar ela deve comer bem. Frutas verduras, isso é muito importante. Em segundo lugar ela precisa controlar certas doenças, a pressão alta, por exemplo, prejudica a criança, inclusive a sua nutrição, por que a pressão da mãe influencia sobre a quantidade de sangue que essa criança recebe dentro da barriga da mãe. A questão também do uso de drogas. O fumo causa desnutrição da criança dentro da barriga da mãe. A gestação quando ela é tardia, você espera muito pra ter a gestação, isso também causa problemas, por que o organismo da mãe não está em pleno vigor pra sustentar a criança. Além de uma boa alimentação é necessário também à suplementação de ferro e ácido fólico.

A Pastoral da Criança, sabendo da importância desses primeiros mil dias, da concepção do dia em que a mulher fica gravida até o segundo ano de vida, faz o Mutirão em Busca das Gestantes. A cada três meses os líderes vão de casa em casa entregar uma cartelinha dizendo da importância desses mil dias. Se já tem uma gestante em casa, ela fica ciente e toma uma atitude e se não tem gestante ainda, ela já pode pensar em como pode ter uma gestação saudável e quais os cuidados que precisa ter desde o início para que seu filho tenha saúde dentro da barriga, durante o parto e nos primeiros anos de vida, mas também aos 60, 70, 80, 90 ou até mais de 100 anos de vida.

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário