O que há de comum entre Osório Siqueira, em Petrolina, e Luciano Chaves, em Caruaru, na condução do legislativo

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

dscn372715095599_587889668088358_1607062579742380663_n Luciano Chaves (PDT) é vereador na cidade Caruaru, agreste de Pernambuco, que foi reeleito para um novo  mandato e está à frente da presidência do legislativo da cidade há 08 mandatos de forma alternada. No seu décimo primeiro mandato como vereador, o experiente sabe a hora exata de colocar os projetos polêmicos em votação, sem prejudicar os interesses do executivo.

Um dos exemplos foi o projeto do PCC – Plano de Cargo e Carreira da educação, que foi votado em 31 de janeiro de 2013, quando na pauta estava apenas a adequação do salário mínimo para os educadores. Esse fato causou certo desgaste ao Legislativo, mas era fundamental sua aprovação para que as contas da prefeitura ficassem de acordo com o que desejava o prefeito. Outro fato que pesa a favor dele é a experiência. Das oito vezes em que foi presidente, Leonardo teve suas contas aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado. E o que se comenta nos bastidores é que Leonardo poderá ser eleito para um novo mandato, a frente da presidência do legislativo capital do forró, com aval da prefeita eleita, Raquel Lira.

Osório Siqueira, que está no seu segundo mando como vereador na Casa Plínio Amorim e no seu terceiro mandato com presidente da casa, também foi reeleito no último dia 02 de outubro sendo o vereador mais votado por cidade no interior do estado, com 4.743 votos, perdendo apenas para missionária Michele Collins (PR) da cidade do Recife, que obteve 15.357 . Osório, como Luciano, tem a mesma habilidade com a condução dos projetos, sempre vendo o bem das comunidades, mas às vezes enfrentando pautas polêmicas, como a da venda de terrenos públicos para investimento na saúde. Osório sempre teve suas contas aprovadas e busca um novo mandato para conduzir o legislativo de Petrolina a partir de 2017, com aval do prefeito eleito, Miguel Coelho.

O que realmente tem de comum entre os dois, segundo aliados e adversários, é a habilidade dos presidentes em saber agregar apoios e ter respaldado dos executivos municipais e de seus pares na condução dos projetos nas casas legislativas, de Petrolina e Caruaru, mas sempre respeitando o potencial de cada vereador.

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário