O VALE DO SÃO FRANCISCO PRECISA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PARA OS ANIMAIS.

Baseada em uma discussão de facebook, surgiu esse tema que há muito me inquietava e me limitava ao mesmo tempo por falta de conhecimento de como proceder nesse caso, sei que poderia procurar informações sobre, mas achei melhor recorrer a quem de direito e fazer a sugestão. Dirijo-me a comunidade univasfiana, mais especificamente aos estudantes do curso de Veterinária, para mobilizarem-se em relação aos animais abandonados e mal tratados na região. Juazeiro e Petrolina não contam com nenhum órgão que faça a defesa animal, não há um número que possamos ligar para fazer denúncias de maus tratos e abandono para com esses seres indefesos. Por que vocês da veterinária não criam uma sociedade protetora dos animais aqui na região, de modo a acolher e tratar não só os cães e gatos, bem como tantos outros animais que são encontrados em estado degradante?

Desconheço a existência de um órgão ou instituição que possamos recorrer quando nos indignamos e nos revoltamos ao presenciar ou tomar conhecimento de maus tratos ou abandono de animais. Poderia até servir de local de estágio, se fosse o caso. Da mesma forma que existe o hospital universitário para gente, deveria haver para animais. Nossa região por ser ela imensa e possuidora de uma instituição de ensino de tamanha relevância, não contar com um serviço de importância proporcional a dos prestados aos seres humanos torna-a carente de consciência social e porque não dizer ambiental.

Sei que qualquer cidadão pode tomar a iniciativa, mas imagino que para vocês seja mais fácil, por terem o respaldo da profissão e contarem com assistência médica gratuita, coisa que um cidadão comum teria que arcar e, diga-se de passagem, não é nada razoável em termos financeiros. No que se refere à alimentação e medicamentos, ou até mesmo necessidades outras que estejam ao alcance da comunidade, garanto que a sociedade são franciscana jamais se furtaria em fazer doações a instituição, caso criada legalmente. Sendo esta possuidora de sentimento humanitário e atuante nas ações altruístas referentes aos indivíduos carentes da nossa sociedade, certamente acolherá essa proposta como mais um serviço social tão relevante quanto os prestados às pessoas carentes. A instituição APAMI está aí para constatar a generosidade do povo são franciscano, bem como tantas outras instituições que contam mensalmente com doações feitas pela comunidade.

Os animais assim como nós seres humanos, também são acometidos de doenças e tantas outras mazelas. A única diferença é que nós animais racionais, possuímos habilidades expressivas que nos possibilitam recorrer a outrem em nosso socorro ou até mesmo em defesa dos primeiros. Já os animais irracionais, só contam com a nossa boa vontade, percepção e sensibilidade para continuarem a existir na sua total inconsciência.

Fonte:Blog QSP

Blog do Banana

Deixe seu comentário