Obra de revitalização da Lagoa do São Joaquim começa a ganhar contornos e melhora vida da comunidade

Em ritmo acelerado, a população do bairro São Joaquim vê um antigo sonho tornar-se realidade. A comunidade do bairro convive há mais de 20 anos com uma lagoa formada pela ação do tempo e o desague do esgoto de localidades vizinhas. A Prefeitura Municipal de Petrolina, por meio da Secretaria de Infraestrutura, iniciou no ano passado o trabalho de revitalização da lagoa da localidade. A obra, que consiste na drenagem da lagoa, também contempla o espaço com a construção de uma praça.

Construída através de recursos próprios, a praça está sendo erguida pela equipe da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), parceria firmada com o Presídio Doutor Edvaldo Gomes (PDEG), para a qualificação e reinserção social dos educandos. A obra prevê ainda a construção de uma pista de caminhada, oferecendo espaço de lazer para a comunidade. As equipes trabalham no local, realizando a primeira etapa do cronograma de ações que compreenderam o esvaziamento parcial através de abertura de dreno e a limpeza interna e externa da lagoa.

Para o comerciante Nilson Rebolso de Souza, morador da comunidade há cerca de seis anos, o trabalho tem retomado a dignidade de moradia das pessoas. Lembrando os dias difíceis em período de chuva, convivendo com alagamentos nas casas, ele revelou que desde que a revitalização foi iniciada no último ano, a realidade fugiu à regra. “Nunca vimos algo ser feito por esse bairro. Com essa obra, fruto da sensibilidade do prefeito e sua equipe com o secretário de Infraestrutura, estamos muito satisfeitos vendo diferença em nossa realidade. Esse espaço recuperado vai mudar tudo para nós, trazendo benefícios, inclusive, para os comerciantes como eu”, afirmou.

A previsão é que a praça seja entregue em um mês. Além da ação que ainda compreenderá o serviço de drenagem total da lagoa e já recebeu equipes de topógrafos que vai viabilizar o trabalho, haverá ainda a limpeza completa da área. “Estamos avançando, pensando nas pessoas que mais precisam e mudando a vida delas, oferecendo dignidade, segurança e qualidade de vida”, concluiu o secretário de Infraestrutura, Ricardo Rocha.

Texto e Foto: Juciana Cavalcante

Blog do Banana

 

Deixe seu comentário