Odacy discute a situação dos pescadores e da seca em Vermelhos e região de Açude Saco em Lagoa Grande

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemO deputado estadual Odacy Amorim, do PT-PE, visitou neste domingo, dia 6 de outubro, o município de Lagoa Grande. O deputado esteve em Vermelhos, no Assentamento Baixa do Juazeiro e em Açude Saco, comunidades do interior lagoagrandense e conheceu algumas demandas da população desses localidades, especialmente as consequências da seca para quem vive da pesca e da criação de animais.

Odacy esteve acompanhado de lideranças locais, a exemplo do prefeito Dhoni Amorim (PSB), do ex-prefeito e atual secretário de Governo do município, Robson Amorim; de Carlinhos Ramos, secretário municipal de Saúde e Olavo Marques, titular da pasta de Agricultura e Infraestrutura da cidade, além de vereadores e demais lideranças do município.

O deputado visitou uma feira de saúde no povoado de Vermelhos e participou de uma reunião com integrantes da Colônia de Pescadores que é presidida por Arnaldo Alvés (Naldim do Peixe). Entre os temas do encontro, destaque para o fortalecimento do associativismo no segmento da piscicultura local como o investimento da prefeitura em instalação de tanques rede, projeto que está sendo iniciado.

Odacy ainda ouviu um grupo de cem famílias que se sente prejudicado por não ter conseguido a Bolsa Pesca do Governo Federal. O problema é que eles só foram reconhecidos como pescadores dez dias após findado o prazo para a inscrição na Bolsa. Odacy disse que vai buscar uma solução para a situação desses trabalhadores.

O deputado em sua fala fez um relato também dos avanços que o governo da presidente Dilma Rousseff tem conquistado principalmente na busca incessante para reduzir as desigualdades sociais no Brasil e no Nordeste, especialmente. Ele citou ainda uma dos programas que o governo federal tem contribuído para ajudar os gestores municipais que é a entrega de patrulhas mecanizadas. São máquinas para que os prefeitos possam realizar obras como pavimentações, recuperações de estradas e demais intervenções, atendendo as demandas da população.

A situação da falta de água no interior lagoagrandense foi outro ponto da visita de Odacy na capital da uva e do vinho. No Assentamento Baixa do Juazeiro, os reservatórios já não têm mais água para a comunidade e nem para a criação. Acompanhado do presidente da associação local, Gildemar da Silva Cardoso, Odacy ouviu pedidos para que ele possa viabilizar um poço artesiano no assentamento.

O deputado disse que iria incluir a comunidade e outras localidades vizinhas numa lista de poços que serão viabilizados através do senador Humberto Costa, seu companheiro de partido, contemplando várias comunidades de sua base de atuação.

Em Açude Saco, Odacy ficou bastante comovido também com os animais que sofrem com a seca. Na hora que ligaram a água da bomba de um poço, um bode bebeu tanta água que parecia que não ira aguentar mais, tamanha a sede que estava. As lideranças locais levaram Odacy ainda em dois açudes secos: um construído recentemente pela Codevasf.

No Açude Saco, um reservatório com capacidade de 140 milhões de metros cúbicos de água, o deputado presenciou a dura consequência de uma estiagem tão prolongada como a atual. O açude está praticamente seco prejudicando mais de 800 famílias que vivem da pescaria na região. No encontro da sede da Colônia de Pescadores da comunidade, o deputado ouviu relatos da situação preocupante por causa da seca no local.

No encontro também estiveram o prefeito Dhoni Amorim, o secretário Robson Amorim, o presidente da Colônia Naldim do Peixe e o representante da secretaria municipal de Agricultura, Antônio Coelho. Todos falaram sobre e tristeza de ver o Açude Saco seco. O manancial que era uma fonte de renda além da pesca, produção de melão, cebola, melancia e de tomate.

Segundo o secretário Robson Amorim, existe uma luta para que seja construída uma adutora para Jutaí, beneficiando também o açude saco e assim perenizar o reservatório.

IMPRENSA DEPUTADO ODACY AMORIM

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário