Odacy propõem criação de câmara de compensação para qualificar e moralizar sistema de transporte público de Petrolina

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imageCriar uma câmara de compensação para tornar mais equilibrado e igualitário o faturamento das empresas que operam o sistema de transporte publico em Petrolina, acabando também com as fraudes das empresas que não repassam os direitos trabalhistas dos funcionários. Essa foi a sugestão do deputado estadual Odacy Amorim, do PT-PE, apresentada na audiência publica ocorrida nesta terça-feira, 6 de agosto, na Câmara de Vereadores da cidade. O debate foi proposto pela Mesa Diretora da Câmara atendendo pedido dos movimentos O Vale Acordou e Passe Livre Já.

Odacy foi um dos representantes da Assembleia Legislativa de Pernambuco na audiência que tratou da qualidade e do valor da tarifa no transporte coletivo de Petrolina, além da proposta de desoneração do ICMS do óleo diesel para as empresas que atuam no setor no município, pedido dos manifestantes feito ao governador Eduardo Campos (PSB) e que contou com a intermediação de Odacy, já que a medida foi implantada na Região Metropolitana do Recife como forma de reduzir os preços das passagens em cidades como Recife, Jaboatão dos Guararapes e Olinda.

O deputado destacou a questão dos funcionários das empresas que operam o transporte publico de Petrolina que trabalham e não recebem seus direitos trabalhistas. “Deixei a sugestão quando estive na prefeitura de criar uma câmara de compensação com faturamento sendo distribuído proporcional ao numero de passageiros de cada empresa e com isso o município tem o controle. É uma forma também de acompanhar a questão dos funcionários, se estão em dia com o Funde de Garantia, com o Funde Previdenciário e ter uma distribuição igualitária pelo numero de quilômetros rodados e não só de passageiros.. Esse seria o macro e ai se faria essa distribuição”, propôs Odacy Amorim.

Odacy classificou a audiência publica como importante e necessária para que se avance nas questões de melhoria do sistema de transporte publico e da mobilidade em Petrolina. “O ideal seria ter em Petrolina um ônibus para 400 habitantes, mas hoje é um ônibus para mais de 4 mil pessoas, isso desestimula qualquer um a optar pelo transporte público e se arriscar a comprar uma moto, muitas vezes sem nem pilotar direito, o que tem contribuído para o aumento no numero de acidentes de motos em Petrolina”, constatou Odacy que quando prefeito realizou estudos que direcionou uma série de caminhos para amenizar os problemas do setor. Parte implantou, mas como governou apenas dois anos, não teve tempo para modificar o sistema para que funcionasse melhor.

IMPRENSA ODACY AMORIM – PT-PE

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário