Oficina propõe ações sustentáveis para pontos turísticos de Petrolina

imagemAconteceu, no auditório do Sebrae, na última terça-feira (13), uma oficina, ministrada pela empresa Brencorp, contratada pela Empresa Pernambucana de Turismo(EMPETUR), com a participação de agentes que compõem o Trade Turístico do Vale do São Francisco. Estiveram presentes representantes da Associação de Bares e Restaurantes do Rodeadouro, Associação dos Produtores Rurais do Massangano, Secretaria Executiva de Turismo e de Cultura, Agência Municipal de Meio Ambiente, donos de agências de turismo e Associação de Barqueiros do Rodeadouro.

O objetivo do encontro foi o de levantar dados relativos às ilhas do Rodeadouro e do Massangano para posterior elaboração de estudos para avaliação da capacidade de carga e os impactos ambientais de roteiros turísticos localizados no litoral, agreste e sertão do São Francisco. Foram diagnosticados sinais de alerta para as condições ambientais da ilha do Rodeadouro e Massagano, locais que deverão receber atenção em razão do fluxo turístico.

A oficina de elaboração de estudo indicativo de capacidade de carga e de seus indicadores de sustentabilidade de atrativos turísticos naturais do Vale do São Francisco, foi pensada para fortalecer programa de desenvolvimento integrado do turismo sustentável em Pernambuco. “Os estudos encomendados pelo Prodetur-PE (Programa de Desenvolvimento do Turismo) vêm sendo realizados desde 2013 e os resultados apontaram algumas prioridades que serão trabalhadas, especialmente na questão ambiental das ilhas e na orientação dos visitantes”, esclarece Eduardo Cardeal, Gerente de Planejamento, Desenvolvimento e Infraestrutura Turística da Prefeitura de Petrolina.

As ações, que serão realizadas de forma integrada entre todos os participantes do processo, visam entre outros aspectos, criar condições de infraestrutura para tratar os resíduos deixados por frequentadores e minimizar os impactos causados pela intervenção dos turistas nos locais.

Assessoria de Imprensa Sedesa/PMP

Blog do Banana

Deixe seu comentário