Olhar para as Diferenças conclui ciclo formativo de profissionais do Sertão do Araripe

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset
Objetivo foi fortalecer a capacitação de trabalhadores da educação que atuam em salas de recursos multifuncionais com atendimento especializado para crianças com deficiência
O ciclo de formações do programa Olhar para as Diferenças, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) de Pernambuco, chegou ao seu último módulo e abrangeu, desde abril, mais de 500 profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social que atuam no Sertão do Araripe. As atividades compõem o processo de implantação da iniciativa estadual em Ouricuri e em outros dez municípios da IX Gerência Regional de Saúde (Geres).
O programa atende crianças com deficiência de zero a seis anos. Entre as ações realizadas, estão a abertura de salas de atendimento especializado nos municípios e a estruturação de locais para atendimentos de saúde, estimulação e reabilitação, além da habilitação de profissionais para atendimento, entrega de kits de estimulação e reabilitação aos municípios e entrega de cartilhas e de um guia de orientação às famílias. O programa atua nos eixos da saúde, da educação e da assistência social.
A formação foi elaborada e executada pelos componentes das câmaras técnicas do programa Olhar para as Diferenças. O objetivo foi fortalecer a capacitação dos profissionais para o atendimento das crianças com deficiência. “Esses ciclos formativos compõem os esforços do Governo de Pernambuco para fomentar políticas públicas e fortalecer ações voltadas às crianças com deficiência e suas famílias. Estamos atuando na perspectiva de contribuir com a formação dos profissionais que estão nos 11 municípios da IX Geres realizando esse atendimento”, explica a coordenadora estadual do programa, Flávia Veras.
Desde 2019, o Olhar para as Diferenças também atua nos 13 municípios da VI Geres, sediada em Arcoverde, monitorando o atendimento de saúde, educação e assistência social promovido pelos municípios a 521 crianças. Na SDSCJ, o programa é executado pela Secretaria Executiva de Políticas para Criança e Juventude, por meio da Gerência de Políticas para Criança.
Imagens: Divulgação

Related Posts