Ouvidoras da UPAE e HDM participam de evento sobre atuação profissional no SUS​

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagem1As Ouvidoras da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada (UPAE) de Petrolina (PE) e do Hospital Dom Malan, gerenciados pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), participaram na última semana da Jornada da Ouvidoria do IMIP. Durante dois dias, as profissionais cumpriram uma programação com palestras e debates que irão contribuir para o fortalecimento o papel da Ouvidoria nas instituições.

Na ocasião foram compartilhadas temáticas que estimulam o crescimento desta ferramenta de inclusão, entre elas “As contribuições das Ouvidorias para a garantia dos direitos dos Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, “Ouvidoria como Instrumento de Gestão” e “A prática profissional das Ouvidorias nas instituições de Saúde”.

A ouvidoria é um canal de comunicação da unidade com o usuário, sendo uma das ações da comissão de humanização do hospital. A ouvidoria tem o objetivo de ouvir, registrar e averiguar reclamações, críticas, comentários e sugestões dos usuários sobre os serviços prestados pela unidade permitindo, assim, a eficiência e a otimização das atividades, assim como o contínuo processo de humanização hospitalar.

Segundo a Ouvidora da UPAE, Lorena Rodrigues (primeira da direita para a esquerda na foto), a experiência contribui significativamente para a sua atuação na unidade. “A Jornada da Ouvidoria do IMIP foi fundamental para o esclarecimento de como o serviço deve funcionar, da atuação dos ouvidores, desempenhando o seu papel da melhor forma possível, assegurando a satisfação dos usuários”, ressaltou.

Já a ouvidora do HDM, Margareth Stelitano (primeira da esquerda para a direita na foto), ressalta que as possibilidades de aprendizado foram inúmeras. “A troca de experiências sempre é válida para que possamos aperfeiçoar o atendimento ao cidadão, buscando a implantação de modelos que atendam a coletividade e nossas Unidades de Saúde estão preparadas para atuar diante das demandas dos usuários”, disse.

Ascom

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário