Parque Tatu Bola do Semi Árido será apresentado em reunião do Conselho Estadual do Meio Ambiente, no Recife

AMMACom o propósito de preservar o bioma Caatinga, bem como o tatu bola (mascote da Copa do Mundo 2014), a prefeitura de Petrolina através de sua Agência Municipal do Meio Ambiente(AMMA) , em uma parceria interinstitucional com órgãos como a Universidade Federal do Vale do São Francisco, secretaria Estadual do Meio Ambiente, prefeituras de Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista; pretende implantar nesta região, o Parque Tatu Bola do Semi Árido. A idéia será apresentada nesta sexta (30), das 9h às 13h, no Onda Mar Hotel, durante reunião do Conselho Estadual do Meio Ambiente, no Recife. O diretor presidente da AMMA, Gleidson Castro, membro do Conselho, vai estar presente e vai defender perante os outros conselheiros, a importância do funcionamento deste equipamento público.

De acordo com estudos do Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas da Caatinga (CRAD) da Univasf, coordenados pelo professor José Alves de Siqueira, as áreas mais propícias para a instalação das unidades de conservação, compreendem regiões de Petrolina, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista.

Para o diretor presidente da AMMA, Gleidson Castro, é importante aproveitar um momento como este, em que o nome do tatu bola será bastante propagado por conta da Copa do Mundo, para chamar a atenção da sociedade sobre a importância desta espécie e, sobretudo, alertar para o risco de extinção. “Se vamos deixar um legado da Copa, que também seja esse, do desenvolvimento sustentável. Muitas pessoas sequer conhecem este animal- que é típico do cerrado e da caatinga- , muitos nem sabe que ele corre o risco de ser extinto. Então queremos aproveitar para ter mais essa unidade de conservação, que representa o esforço de várias intistuições, e dentre elas a prefeitura de Petrolina; para protegermos e conservarmos o meio ambiente”.

“A implantação de um projeto como esse é de suma importância, sobretudo a médio e longo prazo. A caatinga é um bioma único, com toda a sua diversidade, responsável por 60% da área do Nordeste. É uma região importante não só do ponto de vista regional, mas nacional e internacional. Precisa ainda ter mais estudos em cima de sua diversidade e acreditamos que quando implantamos um Parque como esse, estamos ajudando a preservar as espécies e também oferecendo um equipamento importante para que os pesquisadores, estudantes e a própria população possam ter como referência na hora de estudar e conhecer o ambiente no qual estão inseridos”, enfatiza o prefeito de Petrolina, Julio Lossio.

Sobre o Tatu Bola- É um animal que corre o risco de extinção. Tem uma característica peculiar quando quer se proteger de seus predadores: usa uma carapaça dura para proteger as partes mais moles, fechando-se completamente.

ASCOM AMMA

Blog do Banana

Deixe seu comentário