PC-PE já ouviu cerca de 60 pessoas que afirmam ter sofrido abuso do Padre Airton

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset
De 2001 para cá mais de cem padres católicos foram acusados de abuso sexual de menores no Brasil
Padre Airton tem 67 aos de idade e atuava como pároco no município de Arcoverde até sua prisão após uma enxurrada de acusações de abuso sexual contra fiéis católicos. Até agora cinco inqueritos já foram abertos contra ele.
O religioso foi preso preventivamente em 14 de julho e, no último domingo, foi transferido do Hospital Memorial Arcoverde para o Hospital Português, em Recife. Muito conhecido por seu trabalho social na região, o padre foi acusado de participação em estupro por frequentadores de sua igreja. Após o escândalo e a prisão, Ailton teve uma crise de hipertensão arterial e um princípio de AVC. De acordo com informações da unidade de saúde, ele estaria na UTI em estado grave.
O caso ganhou repercussão nacional após a personal stylist Sílvia Tavares de Souza ter dito que Airton Freire ordenou que um funcionário seu a estuprasse enquanto ele assistia a cena e ria. Um mandado de prisão foi expedido contra o padre e dois de seus funcionários. Ele foi mantido preso numa cela isolada até que passou mal no fim de semana, mas os outros acusados estão foragidos.
Airton Freire é o idealizador da Fundação Terra, que existe há 39 anos e é uma das ONGs de assistência social mais ativas do interior de Pernambuco e do Ceará. Com a repercussão das denúncias, ele se afastou da presidência da instituição em julho. No seu perfil no Instagram, Silvia Tavares, que denunciou Airton, lembrou aos seus seguidores que a entidade tem um papel importante na região e reproduziu um pedido de ajuda da ONG, informando sobre a necessidade de manter os serviços voltados para milhares de pessoas carentes.
Benquisto durante anos, Airton Freire era popular entre os fiéis que lotavam seus cultos e o seguiam em suas redes sociais. Ao longo da vida de missionário, ele gravou 180 CDs com músicas e pregações e publicou 90 livros, além de promover retiros espirituais. Na internet, Airton tinha forte presença, reunindo 133 mil seguidores no Instagram e 38 mil inscritos em seu canal de YouTube.
Ao longo do sacerdócioa Freire, disse durante uma entrevista, que “estamos (padres) a serviço do povo. Somos retirados do povo e preparados para voltar a esse povo. E o pastor tem que ir onde estão as ovelhas. Tem que ter cheiro de ovelhas. Pastor não existe sem ovelhas. O pastor se constitui pastor a medida do cuidado com as ovelhas. Se não for assim, ele é lobo”.
O tom da pregação de Airton Freire era sempre marcado por uma preocupação com os mais pobres e desapego. Em uma demonstração de renúncia a bens materiais, o padre vivia isolado em uma casa de taipa, que fica a um quilômetro da gigantesca sede da Fazenda Malhada, que conta com 40 apartamentos e era usado por ele para os retiros espirituais. Ironicamente, em seu depoimento, Silvia Tavares contou que foi nesse imóvel simplório em que foi abusada. Ela, que tatuou o logotipo da Fundação Terra no braço, contou ao programa Fantástico da TV Globo que foi levada pelo motorista do padre até a construção num dia de manhã quando se deparou com Airton deitado de bruços, pediu massagem, alegando cansaço e só depois ela percebeu que ele estava pelado e conseguiu sair do local correndo. O motorista do padre é considerado foragido pela PC-PE.
De 2001 para cá mais de cem padres católicos foram acusados de abuso sexual de menores no Brasil.
Da Redação

Related Posts