PE aumenta em 87% número de transplantes em 2012, diz secretário

No primeiro trimestre de 2012, Pernambuco teve um aumento de 87% no número de transplantes, quando comparado com o mesmo período do ano passado, de acordo com informações da Secretaria de Saúde do Estado. Em entrevista ao Bom Dia Pernambuco desta quarta-feira (2), o secretário Antônio Carlos Figueira deu continuidade às discussões em relação ao tema, que está sendo abordado em uma série de reportagens especiais. O mês de maio foi o escolhido para a realização de debates sobre o assunto.

Segundo Antônio Figueira, o estado, em 2012, está na quarta posição nacional em números absolutos para transplantes de fígado, medula óssea e córnea. Para incentivar ainda mais esses índices, o governo aposta em duas linhas de investimento. “Primeiro, a gente precisa ter os órgãos, incentivar as doações. Isso é fundamental, a participação de toda a sociedade pernambucana nessa discussão. São feitas campanhas – este mês, vamos comemorar a Semana Estadual do Transplante. Nós já disponibilizamos um avião que permite pegar órgãos até em outros estados”, contou.

O segundo foco para aumentar a quantidade de transplantes é o investimento na rede de atendimento aos pacientes. “Tenho certeza que vai melhorar com o debate, junto com ações efetivas, como preparar os hospitais, treinar as pessoas e comprar equipamentos que possibilite o diagnóstico preciso de morte encefálica e rápido. Isso vai ser fundamental para que a gente melhore no ranking proporcional”, falou Figueira.

Atualmente, Pernambuco é o sexto estado em número de transplantes. Entretanto, quando é analisado o índice proporcional, de doações por pessoa, o estado passa para a 11º colocação. Segundo o secretário, a situação vem apresentando melhora. Em 2011, o aumento foi de 22%. No índice proporcional, o estado passou de oito transplantes para cada um milhão de pessoas para 12 procedimentos.

Fonte: G1 PE

Blog do Banana

Deixe seu comentário