PE: Parlamentares cobram ações da gestão estadual para segurança, infraestrutura e pagamento de servidores

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

A Reunião Plenária desSa segunda (6) trouxe cobranças ao Governo do Estado em relação a estradas, abastecimento de água, segurança pública e o pagamento de salários dos servidores estaduais. Também foram registrados elogios a iniciativas de prefeituras no combate às drogas e na recuperação de vias.

Falta de água em Serra Talhada

Luciano Duque (Solidariedade) pediu ao Governo do Estado soluções para a falta de água no município de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú. De acordo com o deputado, alguns bairros estão sem abastecimento há mais de um mês. Ele cobrou a retomada das obras da adutora e da estação de tratamento de água do município, que estão paralisadas desde janeiro deste ano.

“Serra Talhada não pode ficar padecendo de um problema elementar, básico, que é o abastecimento humano. As pessoas não podem ficar um mês, vinte dias, um mês e meio sem ter água encanada nas suas casas”, ressaltou.

O parlamentar também destacou a tramitação do Projeto de Lei nº 610/2023, de autoria dele, que dispõe sobre a prescrição eletrônica em Pernambuco. A proposta autoriza a emissão de receitas eletrônicas por profissionais habilitados, com o objetivo de garantir a eficiência do atendimento remoto e a autenticidade de laudos, relatórios, exames e atestados.

A medida, segundo ele, reduziria os custos da saúde pública e facilitaria a vida daqueles que precisam se deslocar para outras cidades para receber atendimento médico.

Plano de Segurança

O deputado Coronel Alberto Feitosa (PL) voltou a cobrar a elaboração de um plano de combate à violência pela gestão estadual. Ele criticou o Governo por ainda não ter lançado o detalhamento do programa “Juntos pela Segurança”, que deveria ter sido divulgado no final de setembro, segundo anúncio feito pela própria governadora Raquel Lyra.

O parlamentar registrou que houve aumento nos índices de criminalidade neste ano em Pernambuco, com o total de 2.720 mortes por violência de janeiro a setembro. “Quantas pessoas mais terão que ser vítimas da violência para que a governadora Raquel Lyra tenha a capacidade de responder aos pernambucanos e mostrar a eles que pelo menos tem um plano que possa mostrar as linhas de trabalho e o compromisso com a segurança?”, questionou Feitosa.

Pagamento dos servidores

Waldemar Borges (PSB) criticou o cronograma de pagamento salarial dos servidores públicos estaduais no fim deste ano. Segundo o calendário informado pela Secretaria de Administração (SAD), o Estado irá pagar até o dia 30 de novembro a primeira parcela do 13º, enquanto o salário do mês de novembro será creditado entre os dias 6 e 8 de dezembro. A segunda parcela do 13º está prevista para 20 de dezembro.

Segundo Borges, mesmo durante os períodos de crise, o governo de Paulo Câmara sempre pagou os salários dos servidores no mesmo mês. Ele pediu que a SAD reveja o calendário divulgado e realize o pagamento do salário de novembro antes do fim do mês.

Combate às drogas

A estratégia adotada pelo município de Vitória de Santo Antão na prevenção e combate ao uso de drogas foi elogiada pelo deputado Pastor Cleiton Collins (PP). Para o parlamentar, a experiência do município da Mata Sul evidencia o importante papel das comunidades terapêuticas no enfrentamento ao problema.

Na avaliação de Collins, “a verdadeira política de redução de danos envolve a prevenção, o acolhimento e o tratamento psicológico dos dependentes químicos”. O deputado aproveitou o discurso para cobrar a criação de uma secretaria de Estado exclusiva para tratar das questões relacionadas às drogas.

Related Posts