Pernambuco é um dos cinco estados com preferência por clubes locais

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Pernambuco é um dos cinco estados do Brasil onde há prendominância de torcedores dos clubes locais em detrimento à agremiações de outras regiões. Esse é um dos dados da pesquisa realizada pela empresa curitibana Pluri Consultoria, divulgada nesta terça-feira (20).

Segundo o levantamento, 60,4% dos torcedores pernambucanos têm preferência por Sport, Santa Cruz e Náutico, contra 39,6% dos que torcem por clubes de outros locais. Com isso, o Estado é o quinto no ranking dos que possuem mais torcedores dos times locais, perdendo apenas para Minas Gerais (63,4%), São Paulo (94,8%), Rio de Janeiro (96%) e Rio Grande do Sul (97,2%). Na Bahia, por exemplo, 60,2% dos torcedores apreciam times de outros estados, contra apenas 39,8% que são aficcionados por Bahia ou Vitória.

Outro dado interessante da pesquisa é em relação à tendência das torcidas dos clubes em seus estados e fora deles. O Sport, que possui 2,2 milhões de torcedores, segundo a pesquisa, possui 96% deles dentro do limites de Pernambuco, com os outros 4% localizados longe do Estado. Já o Santa Cruz, com 1,3 milhões de aficcionados, possui 95% de sua torcida em Pernambuco, com 5% dela fora. O Náutico, com 800 mil torcedores, só teve percentual registrado dentro do Estado.

A maior torcida do Brasil continua sendo a do Flamengo, com 29,2 milhões de rubro-negros, seguido pelo Corinthians, com 25,1 milhões. A diferença entre as duas está justamente na localização. Enquanto no caso do Flamengo, 74% do total de torcedores se encontra fora do Rio de Janeiro, pelo lado do Corinthians, a maioria dos torcedores (56%) mora em São Paulo.

A pesquisa foi realizada no mês de janeiro, com 10.545 pessoas de 144 cidades abrangendo todas as regiões do País, sendo que aos participantes só foi possível assinalar um clube de preferência.

(JC online)

Blog do Banana

Related Posts

1 comentário

Agora vai! 22 de março de 2012 - 8:22

Há, pelo amor de Deus, dizer que a torcida do spor é maior que a do santa cruz?
Já perdeu a credibilidade dessa empresa aí!

Responder

Deixe um comentário