Pesquisa ampla, do IBGE, mostra que desemprego continua em alta na era Temer

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Dados do IBGE mostram que  o Brasil ainda está muito longe de uma retomada na criação de empregos.

“O aumento do número de vagas com carteira assinada em abril indica que o mercado de trabalho parou de encolher, mas mostra também que o país ainda está muito longe de recuperar os 3 milhões de empregos perdidos com a crise nos últimos dois anos.

No mês passado, entre demissões e contratações, foram criadas 59,8 mil vagas com carteira assinada, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho. Foi o segundo resultado positivo deste ano e o melhor para o mês de abril desde 2014.

No acumulado do ano, o saldo ainda é negativo, com a eliminação de 933 vagas, o que é considerado praticamente estabilidade considerando o universo do Caged.

A pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que oferece um retrato mais abrangente do mercado de trabalho, mostra que o desemprego continua em alta e aponta 14 milhões de brasileiros em busca de trabalho. O IBGE divulgará dados sobre o primeiro trimestre nesta quinta (18).

‘O dado de abril [do Caged] é o segundo do ano que é positivo, interrompendo uma longa série de resultados negativos. Mas não há sinal de forte recuperação. São mais indícios de acomodação’, diz o economista Thiago Xavier, da consultoria Tendências.”

 As informações são de reportagem de Maeli Prado na Folha de S.Paulo. (247)

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário